Sexta-feira cheia de música portuguesa. Veja os novos vídeos

Vários artistas portugueses escolheram lançar hoje novas canções e novos vídeos. Veja as novidades de David Fonseca, Benjamim, NEEV, Janeiro e Selma Uamusse, entre outros

Nesta sexta-feira, 24 de julho, vários músicos portugueses lançam discos ou canções novas.

David Fonseca reúne em “Lost and Found – B Sides and Rarities”, disco de lados B e raridades, 16 canções não editadas na sua discografia oficial.

É o caso de ‘Só Depois, Amanhã’, que por falta de tempo acabou por ficar de fora do álbum « Futuro Eu ».

« Quando escrevi o tema, percebi que era atípico na minha escrita. A mim soava-me quase como um hino religioso, como aqueles que ouvia na igreja dos Marrazes quando era miúdo. E daí a imaginar uma filarmónica a tocá-lo foi um passo. Pedi ao Filipe Melo para fazer um arranjo para a filarmónica e chegaram mesmo a ensaiar a canção ».

« Mas o tempo apertou e a certa altura percebi que não seria possível incluir esta gravação no disco, pelo que tivemos que abandonar a ideia. Quando reuni as canções para esta coletânea de raridades, resolvi gravá-la no meu estúdio, sempre com a filarmónica no coração e com o intuito inicial presente. Ao conceber o vídeo para a canção, era inevitável a imagem da filarmónica, e por isso resolvi convidar alguns dos seus elementos para estar à frente da câmara nesta sequência de imagens. E ainda espero que um dia possamos tocar todos juntos esta canção », explica David Fonseca.

Hoje, também Benjamim lançou mais um tema do seu próximo álbum, « Vias de Extinção ». ‘Domingo’ é, pode ler-se em comunicado, « uma canção irónica sobre um dos mais odiosos dias da semana » e tem um vídeo realizado pelo próprio músico, com a ajuda dos seus músicos e da sua equipa técnica. Margarida e Joana Campelo, ao lado da sua mãe, a veterana Isabel Campelo, fazem os coros da canção.

Também o álbum de estreia de NEEV, nome artístico de Bernardo Neves, chega hoje aos serviços de streaming. Inspirado por Nick Drake, Sufjan Stevens e Bon Iver, o músico gravou « Philosotry » com o produtor Larry Klein (Joni Mitchell, Herbie Hancock), entre a Califórnia, Londres e Lisboa. O disco será editado em formato físico, em Portugal, no próximo mês de setembro.

24 de julho é ainda a data da chegada de « Liwoningo », o segundo álbum de Selma Uamusse.

O álbum, cujo título significa luz em chope, uma das línguas de Moçambique, foi produzido por Guilherme Kastrup, produtor premiado pelo trabalho com a brasileira Elza Soares.

« A africanidade continua a inspirar letras e melodias, mas mistura-se por esse mundo fora, em temas e arranjos, uns mais próximos da tradição do folclore, outros que vagueiam entre o eletrónico, o rock, o afrobeat e o experimental, mantendo como raiz comum o poder do ritmo, da língua ou das sonoridades africanas, mas sempre aberto outras influências », diz o comunicado.

Por seu turno,os Glockenwise transformaram a sua canção de 2015, ‘Heat’, em ‘Calor’, com voz de Rui Reininho. « O CALOR do presente imediato e da incerteza sobre o futuro próximo. Em tempos de pandemia, convidámos um dos mestres portugueses do enigma para revisitar connosco a Heat », declarou a banda, nas redes sociais.

‘Me Domina’ é o nome da colaboração entre Blaya e Carlão. « O tema cheira a verão, dança e flirt. No meu verso tentei passar a ideia que malandros somos todos, homens e mulheres », diz Blaya em comunicado. « Quando fizemos esta música pensei no Carlão. Acho que correu super bem ». Carlão participa também no vídeo:

Um disco duplo é que o músico Janeiro lança hoje. « Com Tempo – Sem Tempo » é « um disco gémeo » com um lado A e um lado B, em que as mesmas músicas são gravadas com abordagens diferentes. No lado B, o cantor e compositor conta com a participação de Salvador Sobral, Carolina Deslandes e Tiago Nacarato, entre muitos outros. No lado B, surgem então as mesmas canções, mas « muda a abordagem da produção ».

Também já disponível está ‘Afronaut’s Lament’, o novo single do álbum a solo de Cabrita (o saxofonista João Cabrita), que sairá em outubro.

Com participação de Hélio Morais, João Gomes e David Pessoa, este é o segundo de quatro singles e « começou por ser um tema com base rítimica de semba, no sentido de espelhar melhor as minhas raízes angolanas e a minha infância em São Tomé e Príncipe ». Realizado por Miguel Leão, o vídeo representa a segunda parte de uma curta-metragem em quatro atos que será apresentada na íntegra com o lançamento do disco.

Alfa/Blitz
Article précédentFrança pondera fechar fronteira com Espanha devido a aumento de casos de Covid. Reunião de « Conselho de Defesa » em Paris
Article suivantPrémios Internacionais de Música Portuguesa em Agosto