Empresário Joe Berardo terá dívidas acumuladas à banca que atingirão mil milhões de euros.
« Detido por burla, fraude fiscal e branqueamento, o empresário Joe Berardo controla mais de 20 empresas, mas declarou nos últimos anos como rendimento único uma pensão de €2584 por mês », escreve hoje o semanário Expresso. Um perço desse valor está penhorado.
O jornal diz que a banca não pode cobrar a dívida porque, apesar de ele viver como um milionário « não tem nada para entregar ». Mas « controla de forma direta ou indireta mais de duas dezenas de empresas », escreve o Expresso.
« Para os inspetores da PJ e procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que estão com o seu caso, as modestas declarações de IRS do empresário são apenas mais um sinal de como, com a ajuda do seu advogado, André Luiz Gomes, e de outras pessoas, Berardo montou um esquema de dissipação de património de forma a poder manter o seu império intacto e fora do alcance dos bancos », acrescenta o jornal.
Dormiu já três noites na prisão e deverá conhecer nas próximas horas, tal como os outros suspeitos (cerca de uma dezena), as medidas de coação impostas pelo juiz de instrução.