« Solidariedade, amizade e portugalidade, são os valores da nossa instituição » – Luís Gonçalves, presidente da Academia do Bacalhau de Paris

Luis Gonçalves, presidente da Academia do Bacalhau de Paris

Cada Academia do Bacalhau tem a sua própria história e Luís Gonçalves, presidente da Academia de Paris desde abril 2022, contou ao Didier Caramalho, a sua.

A Academia do Bacalhau de Paris foi oficializada no Congresso Mundial realizado em Lisboa, em 1998. À época, era presidente o compadre José Pereira, chanceler da Embaixada de Portugal em França, que se fazia acompanhar por outros compadres, tais como Miranda Ventura e Rogério Vieira. Ao abrigo da legislação francesa, a Academia do Bacalhau de Paris foi oficialmente reconhecida em 2008, sendo, na altura, a direção constituída por Luís Malta (Presidente), José Roxo Bemposta (Vice-Presidente), Luís Gonçalves (Tesoureiro), António Amorim (Secretário) e David Monteiro (Responsável de relações públicas). Desde então, sucederam-se no cargo de presidente os compadres António Fernandes, Carlos Ferreira, Fernando Lopes (diretor-geral da Rádio Alfa), Manuel Soares e agora o compadre Luís Gonçalves. A Academia do Bacalhau de Paris conta atualmente com mais de 240 membros, dos 18 aos 82 anos.

Organigrama da Academia do Bacalhau de Paris
Organigrama da Academia do Bacalhau de Paris

Os objetivos da Academia do Bacalhau de Paris são os seguintes :

  • Fomentar, encorajar e desenvolver laços de amizade, cooperação e confraternização, independentemente do estatuto e da posição social ou origem cultural de cada um.
  • Fomentar, encorajar e desenvolver relações de convivência e de amizade entre as diferentes comunidades.
  • Fomentar, encorajar e desenvolver iniciativas que contribuam para a difusão da cultura e dos valores tradicionais dos países donde são oriundos os compadres assim como a cultura e os valores dos países onde se situa a Academia do Bacalhau.
  • Fomentar, encorajar e desenvolver assistência moral e material a instituições de beneficiência.

A Solidariedade é o ponto comum de todas as Academias do Bacalhau em todo o mundo, na medida em que elas actuam rapidamente e conseguem resolver situações inesperadas.

Ouça aqui Luís Gonçalves, numa entrevista conduzida por Didier Caramalho, no ALFA 10/13 do dia 26 de outubro de 2023:

 

Article précédentOperação terrestre massiva de Israel em Gaza seria « um erro » – Emmanuel Macron
Article suivantPortugal sobe ao sexto lugar do ranking da FIFA