« Somos mais feitos de acasos do que de escolhas » – José Manuel Batista, escritor

José Manuel Batista na apresentação do romance "O Homem de Duas Sombras" em Paris junto da comunidade
José Manuel Batista na apresentação do romance "O Homem de Duas Sombras" em Paris junto da comunidade

O Homem de Duas Sombras é o título do novo romance de José Manuel Batista. A partir da personagem do Luciano, o autor penamacorense presta homenagem aos emigrantes portugueses.

Entrevista conduzida por Didier Caramalho no ALFA 10/13 do dia 20 de Junho de 2024:

 

Esta é a terceira obra de José Manuel Batista, nascido em Penamacor, a residir na vila raiana de Vila Velha de Rodão. O escritor e professor relata a epopeia dos emigrantes portugueses que, no tempo do Estado Novo de António de Oliveira Salazar, se dirigiram para França em busca de uma vida melhor.

Na quinta-feira 30 de Maio, José Manuel Batista, apresentou junto da Comunidade portuguesa em Paris (na Pastelaria Belém, um espaço icónico da Comunidade, em Paris 17) o livro O Homem de Duas Sombras. A obra, editada pelas Edições Colibri com prefácio da ensaísta e helenista Maria Mafalda Viana, é nomeadamente inspirada no espólio do fotógrafo Gérald Bloncourt.

José Manuel Batista | O Homem de Duas Sombras. Edições Colibri, 184 p., 10.80 €
José Manuel Batista | O Homem de Duas Sombras. Edições Colibri, 184 p., 12 €

José Manuel Batista nasceu em Penamacor em 1953. Frequentou o curso de Lettres Modernes na Universidade Paris IV-Sorbonne, que veio a completar na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Reside em Vila Velha de Ródão onde terminou a sua carreira de professor. Foi-lhe atribuída uma menção honrosa no VIII Concurso Literário do SPRC (2010) pelo seu conto O Poema e o primeiro lugar no IX Concurso (2012) pelo conto A Escolha.

Didier Caramalho

Article précédentTribuna Desportiva – 24 Junho 2024
Article suivant‘Jackpot’ de 213,8 milhões de euros do Euromilhões saiu em Portugal