O Homem de Duas Sombras é o título do novo romance de José Manuel Batista. A partir da personagem do Luciano, o autor penamacorense presta homenagem aos emigrantes portugueses.
Entrevista conduzida por Didier Caramalho no ALFA 10/13 do dia 20 de Junho de 2024:
Esta é a terceira obra de José Manuel Batista, nascido em Penamacor, a residir na vila raiana de Vila Velha de Rodão. O escritor e professor relata a epopeia dos emigrantes portugueses que, no tempo do Estado Novo de António de Oliveira Salazar, se dirigiram para França em busca de uma vida melhor.
Na quinta-feira 30 de Maio, José Manuel Batista, apresentou junto da Comunidade portuguesa em Paris (na Pastelaria Belém, um espaço icónico da Comunidade, em Paris 17) o livro O Homem de Duas Sombras. A obra, editada pelas Edições Colibri com prefácio da ensaísta e helenista Maria Mafalda Viana, é nomeadamente inspirada no espólio do fotógrafo Gérald Bloncourt.
José Manuel Batista nasceu em Penamacor em 1953. Frequentou o curso de Lettres Modernes na Universidade Paris IV-Sorbonne, que veio a completar na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Reside em Vila Velha de Ródão onde terminou a sua carreira de professor. Foi-lhe atribuída uma menção honrosa no VIII Concurso Literário do SPRC (2010) pelo seu conto O Poema e o primeiro lugar no IX Concurso (2012) pelo conto A Escolha.
Didier Caramalho