Sondagem. Esquerda conquista 60% dos eleitores em Portugal

Publié le 31 août 2019

Os partidos que compõem a esquerda parlamentar já valem mais do dobro dos partidos da direita — a conclusão é da sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, conhecida neste sábado.

A pouco mais de um mês das eleições legislativas, esta sondagem aponta para uma vitória tranquila da esquerda, com mais do dobro das intenções de voto da direita. A soma das intenções de voto de PS, Bloco de Esquerda e CDU (PCP e PEV) chega aos 60,2%, com o PS destacado (43,6%) e à beira da maioria absoluta. Bloco de Esquerda conquista 10% das intenções de voto e a coligação entre o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os verdes” mantêm-se estável nos 6,6%.

À direita o cenário é de perdas, com PSD a ser o preferido de 20,4% dos eleitores e o CDS com 4,9%. Nas últimas eleições a coligação Portugal à Frente (PSD+CDS) tinha conquistado 38,5% dos votos. Com esta margem a diferença entre os socialistas e os sociais-democratas já chega aos 23,2%.

Nos pequenos partidos destaque para o PAN, que é o preferido de 3,2% dos eleitores, ainda assim em queda ligeira em relação aos 3,6% apontados na última sondagem. Aliança, com 1,5%, e Iniciativa Liberal, com 1.2%, podem vir a entrar na Assembleia da República.

Mais de metade dos eleitores “nunca votaria” em Rui Rio para PM

Os lideres partidários mais rejeitados são, segundo a Pitagórica, Pedro Santana Lopes (Aliança), Jerónimo de Sousa (CDU) e Assunção Cristas (CDS). O antigo primeiro-ministro chega mesmo a ser rejeitado por cada ter três em cada quatro eleitores.

Em quatro meses, Rui Rio (PSD) viu o número de portugueses que “jamais” votariam nele para ser líder de um governo subir para 58%. Já António Costa é o líder menos rejeitado, com 42% de eleitores a recursar votar no líder socialista.

As eleições legislativas são a 6 de Outubro de 2019.

 

Jornal Público.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background