Sporting de Braga liberta Artur Jorge para o Botafogo por dois milhões de euros

O treinador do Sporting de Braga, Artur Jorge, reage durante o jogo da I Liga de futebol contra o Portimonense, realizado no estádio do Portimonense, em Portimão, 01 de abril de 2024. LUÍS FORRA/LUSA

O treinador Artur Jorge deixa a equipa de futebol do Sporting de Braga, com o clube minhoto a oficializar hoje a saída para os brasileiros do Botafogo, mediante o pagamento de dois milhões de euros.

“A SC BRAGA – FUTEBOL, S.A.D., confirma a transferência do treinador principal Artur Jorge Torres Gomes Araújo Amorim para o S.A.F. BOTAFOGO mediante a contrapartida garantida de dois milhões de euros”, refere o clube na sua página oficial.

No mesmo comunicado, os bracarenses especificam que a SAD não terá na transferência encargos com serviços de intermediação e que o novo treinador e a respetiva equipa técnica “serão anunciados oportunamente”.

Artur Jorge, de 52 anos, chega ao Botafogo, naquela que será a sua primeira experiência no estrangeiro, a poucos dias do início do Brasileirão, com a primeira jornada em 13 de abril em casa do Cruzeiro, e no arranque, e na estreia, hoje, na fase de grupos da Taça Libertadores, depois de passar as pré-eliminatórias.

 

António Salvador acusa Artur Jorge de ter reunido com o Botafogo « à revelia »

 

O presidente do Sporting Clube de Braga, Antonio Salvador, fala durante a conferencia de Imprensa de apresentação do novo treinador para a próxima temporada, Daniel Sousa actual treinador do Arouca. Braga, 3 Abril 2024. HUGO DELGADO/LUSA

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, deixou hoje fortes críticas ao treinador Artur Jorge por ter acertado “à revelia” do clube o contrato com o Botagofo, oficializado esta quarta-feira no clube brasileiro.

Em conferência de imprensa, o líder dos minhotos acusou Artur Jorge de ter reunido “à revelia do clube” para acertar o contrato com os brasileiros do Botafogo, “criando todas as condições internas, mesmo com o próprio grupo, para não poder continuar”.

António Salvador revelou ter sabido, com “enorme surpresa, por via indireta e sem qualquer solicitação” que, no dia 25 de março, Artur Jorge jantou, em Matosinhos, com o presidente do clube do Rio de Janeiro, John Textor, “tendo chegado a um princípio de acordo para a sua transferência imediata”.

“Tornou-se claro para mim e para todos, no seio do plantel e da estrutura do Sporting de Braga, que a posição de liderança que um treinador deve assumir num clube desta dimensão e desta responsabilidade se encontrava irremediavelmente comprometida, ameaçando o sucesso da temporada em curso e a visão de médio e longo prazo que sempre nos orientou”, referiu.

Perante “os importantes objetivos” que a época ainda reserva aos bracarenses, Salvador confessou “que não esperava que o treinador colocasse em causa o comando e o exemplo que sempre exerceu perante o grupo”.

Na mesma conferência de imprensa, António Salvador anunciou Daniel Sousa, atualmente a treinar o Arouca, próximo adversário dos bracarenses, como técnico da equipa nas próximas duas temporadas, e Rui Duarte, que orientava os sub-23 dos ‘arsenalistas’, como solução transitória até ao fim da presente época.

Pedro Costa, Rúben Teles e Frederico Carmo (treinadores-adjuntos), Rafael Pessoa (preparador físico) e Eduardo Carvalho e Orlando Silva, que transitam da anterior equipa técnica, como treinadores de guarda-redes, constituem o resto da equipa técnica de Rui Duarte.

 

Com Agência Lusa.

 

 

Article précédentESPAÇO ABERTO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO – 30 DE MARÇO 2024
Article suivantParis2024 sem árbitros portugueses nos torneios masculino e feminino de futebol