Sporting ‘passa’ em Arouca, Benfica recupera em casa com Estoril

Sporting CP Morten Hjulmand (L) celebrates after scoring the 0-3 lead goal during the Portuguese First League soccer match between FC Arouca and Sporting CP at Municipal de Arouca Stadium in Arouca, Portugal, 10 March 2024. MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA

O Sporting foi hoje ao reduto do Arouca vencer por 0-3, na 25ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e segue na liderança, perseguido pelo Benfica que voltou às vitórias ante o Estoril Praia (3-1).

O sétimo lugar do Arouca, que tem o quinto melhor ataque do campeonato, fazia antever dificuldades para os ‘leões’, até depois de Rúben Amorim admitir fadiga na equipa após o empate de quinta-feira com a Atalanta (1-1) na Liga Europa, mas o resultado conta outra história.

O melhor marcador do campeonato, o sueco Viktor Gyökeres, adiantou os lisboetas aos 19 minutos, fazendo o 19.º tento desta temporada na Liga, com o moçambicano Geny Catamo (90+1) e o dinamarquês Morten Hjulmand (90+6) a completarem o triunfo.

Os ‘verdes e brancos’ passaram a somar 62 pontos e têm ainda um jogo em atraso, podendo abrir para os rivais um ‘fosso’ de quatro pontos, enquanto o Arouca, que vinha de duas vitórias, segue em sétimo, com 34.

Em dia de eleições legislativas, o Benfica entrou em campo no Estádio da Luz pressionado pela vitória do rival, mas também pela do FC Porto, terceiro classificado, ante o Portimonense (3-0) na sexta-feira.

Kökçü, aos 15 minutos, adiantou os ‘encarnados’ a jogar em casa, mas Rodrigo Gomes, um dos destaques individuais deste campeonato, empatou a contenda sete minutos depois.

No segundo tempo, o brasileiro Marcos Leonardo, aos 45+2, e Tiago Gouveia, aos 49, resolveram cedo um triunfo confortável para a ‘ressaca’ dos lisboetas, depois da goleada na última ronda, ante os ‘dragões’, por 5-0, e o empate a duas bolas com o Rangers (2-2) na Liga Europa.

Assim, seguem a um ponto do Sporting a nove rondas do final da I Liga.

Finalista vencido da Taça da Liga, o Estoril Praia vive uma má fase da temporada e não vence há cinco jornadas seguidas, descendo a posição de ‘play-off’ de manutenção, com 22 pontos, face à vitória de sexta-feira do Estrela da Amadora ante o Casa Pia (3-1).

A 25.ª ronda fecha na segunda-feira com o embate entre o Gil Vicente, nono classificado, e o Desportivo de Chaves, 18.º e último posicionado com 18 pontos, já a cinco da zona de permanência.

 

Resultados da 25ª jornada da I Liga portuguesa de futebol:

– Sexta-feira, 08 mar:

Portimonense – FC Porto, 0-3 (0-1 ao intervalo)

Estrela da Amadora – Casa Pia, 3-1 (0-0)

 

– Sábado, 09 mar:

Vizela – Farense, 2-1 (0-1)

Rio Ave – Sporting de Braga, 0-0

Boavista – Moreirense, 1-0 (0-0)

Vitória de Guimarães – Famalicão, 1-0 (1-0)

 

– Domingo, 10 mar:

Arouca – Sporting, 0-3 (0-1)

Benfica – Estoril Praia, 3-1 (2-1)

 

– Segunda-feira, 11 mar:

Gil Vicente – Desportivo de Chaves, 21:15

 

Com Agência Lusa.

Article précédentPortugal/Eleições. AD vence sem maioria, Chega cresce
Article suivantPortugal/Eleições. AD vence por pouco, PS assume derrota e Chega com votação histórica. Resultados