A seleção portuguesa de futebol de sub-21 averbou hoje a primeira derrota na qualificação para o Euro2021, na deslocação à Holanda, por 4-2, e perdeu a liderança do grupo 7 para os holandeses.
Myron Boadu (08 e 84 minutos), Teun Koopmeiners (50, de grande penalidade) e Calvin Stengs (90+4) anotaram os tentos da Holanda, enquanto Diogo Queirós (42) e Gedson (64, de penálti) marcaram para Portugal.
Após os triunfos sobre Gibraltar e Bielorrússia, o conjunto orientado por Rui Jorge foi derrotado ao terceiro jogo, somando seis pontos, os mesmos dos holandeses, que passaram para a liderança e têm menos um jogo.
Apesar do domínio no primeiro tempo, a equipa das ‘quinas’ viu-se em desvantagem ainda antes dos 10 minutos, através de Boadu, que deu a melhor sequência a um passe de Calvin Stengs.
Portugal foi tomando conta do jogo, aproximou-se da baliza à guarda de Maarten Paes, mas sem conseguir bater o guardião adversário. Contudo, em cima do intervalo, Domingos Quina ‘descobriu’ Diogo Queirós dentro da área e o central cabeceou para a igualdade.
Se o ‘capitão’ luso marcou, o mesmo aconteceu do lado holandês logo no arranque da etapa complementar, com Teun Koopmeiners a converter uma grande penalidade, a castigar uma mão de Nuno Tavares.
A equipa das ‘quinas’ acabou por responder na mesma ‘moeda’, novamente com Diogo Queirós em destaque. O defesa do FC Porto foi puxado por Owen Wijndal na área e ‘abriu’ caminho para que Gedson anotasse o empate, também de penálti.
As entradas de Trincão, primeiro, e Pedro Mendes, mais tarde, trouxeram maior agressividade e acutilância ofensivas, sendo que ambos tiveram nos pés a reviravolta, só que o guarda-redes Maarten Paes anulou as intenções da dupla.
Não marcou Portugal, acabou por marcar a Holanda, através dos mesmos intervenientes no primeiro golo. Calvin Stengs assitiu Boadu para o ‘bis’ do avançado do AZ Alkmaar, antes de o próprio Stengs marcar e consumar o triunfo ‘laranja’, em tempo de compensação.
O próximo jogo da seleção portuguesa de sub-21 está agendado para 19 de novembro, com a deslocação à Noruega, atual terceira classificada do grupo 7, com quatro pontos, e que hoje empatou 1-1 na Bielorrússia.
Alfa/Lusa.