O US Thionville Lusitanos (N3) vai defrontar o Marselha nos 32 avos de final da Taça de França.
O jogo terá lugar no próximo domingo às 14h30 no estádio Saint-Symphorien na cidade de Metz.
A Rádio Alfa recebeu nos estúdios o empresário português Vitorino da Rocha (Tino da Rocha como gosta de ser apelidado), Presidente Honorário e um dos grandes ‘obreiros’ na criação e sucessivas transformações por que passou a equipa.
Tino da Rocha começou por falar do adversário do próximo domingo, o gigante Olympique de Marseille.
O Presidente Honorário de 66 anos de idade, chegou a França (norte) com 13 anos e foi para Thionville aos 28. Originário de Arcozelo, Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), Tino da Rocha explicou como é que o Clube se formou e passou por algumas ‘fusões’.
O Thionville Lusitanos é um clube ligado à comunidade portuguesa, perfeitamente inserido no tecido futebolístico francês.
Tino da Rocha falou também das dificuldades em atraír jogadores portugueses ou lusodescendentes para a região, mas ‘torce’ o nariz quando se diz que o Clube, agora é mais francês que português.
Tino da Rocha também falou da admiração que teve e tem pelos Lusitanos de St Maur e pelo ambiente português que se vive à volta do Clube.
O Thionville Lusitanos respira ‘saúde’ na N3 francesa (equivalente à quinta divisão). Lidera o grupo I com 21 pontos e menos 3 jogos que os seus mais diretos prosseguidores. Na Taça de França eliminou o Annecy da Ligue II por 2-1 e tem agora a ‘montanha’ chamada Marselha
Tino da Rocha antes terminar a entrevista não esqueceu todos aqueles que trabalham na ‘sombra’ em prol do clube mas sempre muito importantes no desenvolvimento e evolução do US Thionville Lusitanos.
O Thionville Lusitanos vai defrontar o Marselha nos 32avos de final da Taça de França, no próximo domingo às 14h30 no estádio Saint-Symphorien na cidade de Metz.
Entrevista de Manuel Alexandre.