Taça de Portugal. Braga marcou três ao FC Porto há 60 anos, mas acabou por ser eliminado

O Sporting de Braga nunca venceu por três golos de diferença em receções ao FC Porto na Taça de Portugal de futebol e só uma vez conseguiu anotar três tentos, há 60 anos, mas acabou eliminado da prova.

Após ter perdido a primeira mão das meias-finais por 3-0, no Dragão, com golos de Alex Telles, de grande penalidade, Soares e Brahimi, os minhotos precisam de fazer ‘história’ na terça-feira, na Cidade dos Arcebispos.

Uma declaração em relação a este jogo. A de Luís Loureiro, antigo jogador do Sporting de Braga (entre outras equipas que representou na sua carreira). Luís Loureiro que esteve segunda-feira à noite na Tribuna Desportiva da Rádio Alfa:

 

 

Nos cinco jogos em Braga para a ‘prova rainha’, os ‘dragões’ venceram por duas vezes, os minhotos outras duas e registou-se ainda um empate.

Contudo, apenas na temporada 1957/58 os ‘arsenalistas’ conseguiram infligir três ‘tiros’ certeiros aos portistas – registo de que necessitam agora para anular a desvantagem –, mas sofreram um (3-1), depois de terem perdido nas Antas por 3-0, nos oitavos de final.

De resto, nova vitória bracarense em casa, para a Taça, só voltaria a suceder neste século: em 2012, também nos ‘oitavos’, já com a disputa a um só jogo, o conjunto orientado por José Peseiro venceu por 2-1, com golos de Danilo, na própria baliza, e Éder, depois de Mangala ter colocado o FC Porto em vantagem.

Já os ‘azuis e brancos’, somaram dois triunfos em Braga, por 2-0 em 1996/97, com dois golos do brasileiro Edmílson, e por 3-1 em 2003/04, graças a um ‘hat-trick’ do lituano Edgaras Jankauskas, que qualificou os portistas para a final, em que viriam a perder com o Benfica (2-1).

O único empate entre ambos na cidade minhota ocorreu em 1952, na primeira mão dos oitavos de final (1-1), sendo que no segundo jogo o FC Porto ‘atropelou’ o Sporting de Braga em casa, por 10-1.

Em termos absolutos, o FC Porto tem evidenciado uma clara supremacia nos confrontos com o Sporting de Braga para a Taça de Portugal, apesar de os minhotos terem atenuado a tendência no século XXI.

O balanço é altamente favorável ao FC Porto, que, em 15 eliminatórias/finais, se superiorizou à equipa bracarense em 12, incluindo duas no jogo decisivo, em 1977 e 1998.

Ainda assim, os ‘arsenalistas’ conseguiram atenuar esta tendência recentemente, com vitórias na final da Taça de Portugal em 2016, no desempate por grandes penalidades (4-2), na já referida eliminatória dos ‘oitavos’ de 2012 (2-1) e nos ‘quartos’ de 2002 (2-1).

Apesar do saldo ‘demolidor’ de 13 vitórias do FC Porto, contra apenas três do Braga e dois empates, a equipa portuense venceu apenas dois dos cinco embates realizados no século XXI, em 2004 (3-1) e na primeira mão das meias-finais da atual edição (3-0).

Até à entrada no novo século, o FC Porto tinha-se superiorizado sempre em eliminatórias, sobressaindo os triunfos nas finais de 1977, por 1-0, sob o comando do histórico treinador José Maria Pedroto, graças a um golo de Fernando Gomes, e de 1998, por 3-1, com António Oliveira no comando técnico.

Sporting de Braga e FC Porto defrontam-se na segunda mão das meias-finais, na terça-feira, a partir das 21:15, no Estádio Municipal de Braga.

Alfa/Lusa.

Article précédentVitória de Setúbal volta a ganhar na I Liga, 16 jornadas depois
Article suivantLinha Brexit. Linha telefónica para portugueses no Reino Unido em funcionamento