Os deputados socialistas Paulo Pisco, Carlos Pereira, Lara Martinho e Paulo Porto pediram esclarecimentos à TAP sobre alegada anulação e cancelamento de vooos na Europa, numa pergunta por escrito envidada ao ministério das Infraestruturas e da Habitação.
Dizem que a TAP está a causar perturbações aos clientes que « querem ir de férias a Portugal » e denunciam em particular situações dessas em França, Luxemburgo, Suíça ou Alemanha.
Escrevem, designadamente: « Por que razão a TAP tem cancelado voos oriundos de aeroportos europeus, particularmente de França, Luxemburgo, Suíça ou Alemanha? »
Querem saber também a dimensão da redução dos voos da TAP para os aeroportos de França, Luxemburgo, Suíça e Alemanha e quantos voos semanais agora existem para estes países.
E perguntam: « a TAP encara a possibilidade de aumentar o número de voos de modo a garantir as férias de verão aos portugueses residentes no estrangeiro e outros cidadãos que procuram a companhia? Qual é a política de reparação da empresa aos clientes que são prejudicados com o
cancelamento/anulação dos voos? »
Por fim querem também saber qual é a perspetiva de reinício das ligações para a Venezuela e a possibilidade de haver « uma linha direta para a África do Sul, indo assim ao encontro de expetativas legítimas das comunidades portuguesas residentes nesses países ».