« Temos as portas abertas para receber estudantes lusodescendentes em Portugal ». Som.

Jornadas Estudar e Investigar em Portugal 2019. 

« Temos as portas abertas nas nossas Universidades para receber os lusodescendentes », disse em Paris, neste fim de semana, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. Ouça aqui um extrato das suas declarações:

 

 

Leia também um extrato do comunicado oficial sobre o programa Estudar e Investigar em Portugal 2019: 

 

« As “Jornadas Estudar e Investigar em Portugal 2019” (…) têm como objetivo divulgar as oportunidades de ingresso e frequência no ensino superior português para emigrantes e lusodescendentes, nomeadamente através do contingente especial para candidatos emigrantes portugueses e familiares que com eles residam do Concurso Nacional de Acesso, para os quais estão reservadas 7% das vagas a concurso na 1.ª fase, ou através dos concursos locais e institucionais.

(…)

 Adicionalmente estão planeadas outras ações para as cidades de Joanesburgo, Pretória, Hamburgo, Bruxelas e Genebra, e as regiões de Bordéus, Toulouse e Paris, em França, e nos Estados Unidos da América. Prevê-se igualmente a realização de ações promocionais em outros países com comunidades portuguesas significativas.

(…) 

As Jornadas enquadram-se na iniciativa Estudar e Investigar em Portugal (Study & Research in Portugal), promovida pelo Governo português em cooperação com as instituições de ensino superior, ciência e tecnologia, com o intuito de contribuir para a consolidação e expansão destes sistemas, para o aumento da sua competitividade e para a sua integração em redes de referência internacionais. A iniciativa compreendeu a criação de uma plataforma de divulgação do ensino superior e investigação em Portugal (study-research.pt), servindo como instrumento fundamental no esforço integrado de promoção e internacionalização do país nesta área. »

Leia mais em artigo relacionado no site da Rádio Alfa

Article précédent“Não morremos porque não calhou”. 7 portugueses repatriados de Moçambique chegaram a Lisboa
Article suivantPortugal soma face à Sérvia segundo empate na qualificação para Euro2020