Terá morrido o Jihadista francês que reivindicou atentados de 2015 em Paris

FILE - This Thursday, Sept. 22, 2016, screen grab from the Interpol wanted persons web page shows a red notice for Fabien Clain. Two officials say they are trying to verify reports that Fabien Clain, a Frenchman who is one of Europe's most-wanted members of Islamic State group, has died in an airstrike in Syria. (Interpol via AP) MANDATORY CREDIT

O jihadista francês Fabien Clain, conhecido por ter reivindicado os atentados de 2015 no Bataclan e noutras zonas da cidade de Paris em nome do chamado Estado Islâmico, terá morrido esta quarta-feira num ataque na Síria. Mas a informação ainda não foi confirmada oficialmente.

Os atentados em novembro de 2015, em Paris, que ele reivindicou, fizeram 130 mortos e 400 feridos.

De acordo com a rádio pública France Inter, Fabien Clain morreu num bombardeamento em Baguz, um dos últimos bastiões do Estado Islâmico na Síria, e o irmão dele Jean-Michel Clain ficou ferido com gravidade na mesma altura. Ambos têm nacionalidade francesa.

O jornal Le Monde também dá esta notícia mas com precaução por ainda não haver provas materiais da sua morte e por a confirmação oficial estar em curso.

Segundo este diário francês, os irmãos Jean-Michel e Fabien Clain eram dois dos mais altos dirigentes da organização jihadista.

Na quinta-feira, o ministro das forças armadas francesas, Florence Parly, publicou no Twitrer uma informação prudente:

« No decorrer de operações de reconquista do bastião do Daesh, é possível com efeito que Fabien Clain esteja morto. Se é o caso, os franceses que se lembram dos seus apelos à morte e do seu papel no pseudo-Estado islâmico, certamente que estarão aliviados. Continuamos vigilantes, esta informação não está confirmada ».

Article précédentPrémio literário para emigrantes. Comentário de Carlos Pereira
Article suivantMaior abelha do mundo redescoberta na Indonésia