Intensa vaga de calor em toda França. Grave seca no mundo agrícola. Calor e poluição em Paris e noutras cidades. Alerta vermelho pode ser ativado esta quarta-feira na região parisiense. 80 departamentos em alerta laranja.
Os termômetros voltaram ontem, terça-feira, a ultrapassar os 40° â sombra tornando a situação quase irrespirável em diversas cidades devido à conjugação do calor e da poluição. No total, 80 departamentos estão sob alerta laranja devido ao calor. É um recorde no país: apenas três departamentos não estão nesse nível de alerta.
Departamentos da região de Paris poderão ser colocados em alerta vermelho desde hoje, quarta-feira. Vaga de calor deverá continuar muito forte até sexta-feira, segundo o serviço nacional de meteorologia.
Em pouco tempo, é o segundo episódio de forte canícula em França. Em junho, foram colocados em alerta 78 departamentos.
Paris está a ser muito afetada pela onda de calor. A previsão é de que os termômetros cheguem a 42° amanhã, quinta-feira, devendo ser ultrapassado o anterior record de 40,4°, registado na cidade em 1947.
Na capital, estão em vigor restrições à circulação automóvel e foram abertas ao público salas com ar condicionado e instaladas fontes e vaporizadores na cidade. Parques também permanecem abertos durante a noite.
Temperaturas registadas em Paris e noutras cidades, durante a noite, também são anormais. Temperaturas mantêm-se frequentemente à volta ou acima dos 25º, à noite, na capital e em diversas outras regiões.