Toda França em alerta. Forte canícula. Termómetros ultrapassam os 40º à sombra

Publié le 24 juillet 2019

Intensa vaga de calor em toda França.  Grave seca no mundo agrícola. Calor e poluição em Paris e noutras cidades. Alerta vermelho pode ser ativado esta quarta-feira na região parisiense. 80 departamentos em alerta laranja.

 

Os termômetros voltaram ontem, terça-feira, a ultrapassar os 40° â sombra tornando a situação quase irrespirável em diversas cidades devido à conjugação do calor e da poluição.  No total, 80 departamentos estão sob alerta laranja devido ao calor. É um recorde no país: apenas três departamentos não estão nesse nível de alerta.
Departamentos da região de Paris poderão ser colocados em alerta vermelho desde hoje, quarta-feira. Vaga de calor deverá continuar muito forte até sexta-feira, segundo o serviço nacional de meteorologia.
Em pouco tempo, é o segundo episódio de forte canícula em França. Em junho, foram colocados em alerta 78 departamentos.
Paris está a ser muito afetada pela onda de calor. A previsão é de que os termômetros cheguem a 42° amanhã, quinta-feira, devendo ser ultrapassado o anterior record de 40,4°, registado na cidade em 1947.
Na capital,  estão em vigor restrições à circulação automóvel e foram abertas ao público salas com ar condicionado e instaladas fontes e vaporizadores na cidade. Parques também permanecem abertos durante a noite.
Temperaturas registadas em Paris e noutras cidades, durante a noite, também são anormais. Temperaturas mantêm-se frequentemente à volta ou acima dos 25º,  à noite,  na capital e em diversas outras regiões.

As vagas de calor anormais e repetidas são desastrosas para a agricultura francesa, que sofrem com a seca, considerada muito grave.

 


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background