O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu hoje a 107ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep).
Pogacar, de 21 anos, é o primeiro esloveno a conquistar o Tour e o ciclista mais jovem no pós-guerra a fazê-lo, e vai ser acompanhado no pódio final pelo seu compatriota Primoz Roglic (Jumbo-Visma), segundo a 59 segundos, e pelo australiano Richie Porte (Trek-Segafredo), terceiro a 03.30 minutos.
A 21ª e última etapa, uma ligação de 122 quilómetros entre Mantes-la-Jolie e Paris, foi ganha pelo camisola verde, Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep), com o tempo de 02:53.32 horas, diante do campeão do Mundo, o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), e do eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe).
Nélson Oliveira da Movistar, o único português na edição deste ano do Tour, foi 54° na última etapa, terminando no 55° lugar da classificação geral individual a 3h01’41 » do camisola amarela.
Com Agência Lusa.