TPI investiga alegados crimes de guerra cometidos em Israel, Gaza e Cisjordânia

Tribunal Penal Internacional investiga alegados crimes de guerra cometidos em Israel, Gaza e Cisjordânia

O procurador principal do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan, visitou a fronteira de Rafah neste fim de semana e disse que o TPI tem “investigações ativas em andamento em relação aos crimes supostamente cometidos em Israel no dia 7 de outubro e também em relação a Gaza e à Cisjordânia”.

« É um momento de objectividade, um momento de reflexão silenciosa e precisa de ser um momento em que a comunidade internacional e a arquitectura internacional construída sobre os escombros da Segunda Guerra Mundial… garantam que nunca mais sejam possíveis abominações », disse.

E acrescentou: « Estamos a analisar de forma independente a situação na Palestina. Estamos a observar os acontecimentos em Israel… Precisamos de cooperação. Precisamos de ajuda. Mas teremos a determinação, a resistência e o profissionalismo para garantir que separamos as alegações dos factos. »

Karim Khan frisou que « não deve haver qualquer impedimento ao fornecimento de ajuda humanitária às crianças, às mulheres, aos homens e aos civis. Eles são inocentes. Eles têm direitos ao abrigo do direito humanitário internacional. »

Article précédentEUA apelam a aumento “considerável e imediato” de ajuda humanitária em Gaza
Article suivantTEMPESTADE 2.1 PODCAST – 28 DE OUTUBRO 2023: BRUNO PEKI