Três homens criaram réplica do escritório do MNE francês e roubaram €8 milhões

Israel. Três homens criaram réplica do escritório do MNE francês e roubaram €8 milhões.

Jean-Yves Le Drian, ministro francês dos Negócios Estrangeiros – DANISH SIDDIQUI/REUTERS

O grupo, que foi preso no mês passado, terá dito a vários empresários e diretores de grandes empresas do mercado bolsista francês que o dinheiro era necessário para operações secretas e para pagar o resgate de reféns na Síria e no Mali. Um deles ter-se-á feito passar pelo ministro Jean-Yves Le Drian em chamadas Skype, para tornar a história mais credível.

Alfa/Expresso. Por Hélder Gomes

A polícia israelita prendeu três homens acusados de roubarem oito milhões de euros a um empresário, depois de um deles se fazer passar pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros. Os suspeitos, alegadamente franco-israelitas e com idades compreendidas entre os 37 e os 47 anos, terão criado uma réplica do escritório do ministro Jean-Yves Le Drian para realizarem chamadas Skype.

O trio, que rejeita as acusações, terá dito a vários empresários e diretores de grandes empresas do mercado bolsista francês que o dinheiro era necessário para operações secretas e para pagar o resgate de reféns na Síria e no Mali. A detenção ocorreu a 26 de fevereiro, segundo revelou esta quinta-feira a imprensa francesa.

Os suspeitos diziam aos empresários que as transações tinham de ser mantidas em segredo. Apenas uma pessoa abordada pelo grupo deu efetivamente dinheiro, de acordo com os media israelitas.

MÓVEIS IGUAIS, RETRATO DE MACRON E BANDEIRA FRANCESA

A réplica do escritório do chefe da diplomacia francesa, construída em Israel, incluía móveis iguais, um retrato do Presidente Emmanuel Macron e uma bandeira francesa ao fundo. “Eles telefonavam, enviavam emails e, às vezes, usavam o Skype para conversação com vídeo, fazendo-se [um deles] passar pelo próprio ministro”, revelou uma fonte ao jornal “Le Parisien”.

A polícia francesa trabalhou com uma unidade especial israelita para localizar os suspeitos em Telavive. Os três homens foram capturados quando se aproximavam de uma nova vítima que se preparava para lhes entregar dois milhões de euros, acrescenta o jornal.

Dois deles foram imediatamente capturados, enquanto o terceiro tentou fugir mas acabou também por ser preso. As autoridades terão apreendido um iate relacionado com o caso.

Article précédentFala francês, é casado com uma francesa. Uma entrevista surpreendente de Salvador Sobral ao « 20 Minutes »
Article suivantA hora muda no domingo. Deverá ser assim até 2021