Trump diz esperar que guerra termine sem serem necessários mísseis Tomahawk

Trump diz esperar que guerra termine sem serem necessários mísseis Tomahawk.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu hoje que talvez seja prematuro fornecer mísseis de longo alcance Tomahawk à Ucrânia, durante a visita do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, à Casa Branca.

“Espero que não precisem deles. Espero que possamos acabar com a guerra sem ter de pensar nos Tomahawks”, declarou Donald Trump à comunicação social, sentado em frente a Zelensky na Casa Branca.

Esta reunião de Trump com Zelensky decorre um dia após uma longa conversa telefónica entre os Presidentes norte-americano e russo, na qual Vladimir Putin avisou que se os Estados Unidos fornecerem mísseis Tomahawk à Ucrânia, tal constituirá uma “nova escalada” no conflito e afetará as relações entre Washington e Moscovo.

 

Zelensky diz que Putin “não está pronto” para a paz, Trump considera o contrário

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sustentou hoje que o homólogo russo, Vladimir Putin, “não está pronto” para a paz, mas o chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, discorda, considerando que Putin “quer pôr fim à guerra”.

“Acho que o Presidente Putin quer pôr fim à guerra”, declarou Trump, ao receber o homólogo ucraniano para uma reunião na Casa Branca.

Trata-se da terceira visita de Volodymyr Zelensky à Casa Branca desde o regresso ao poder de Donald Trump em janeiro, para um segundo mandato presidencial (2025-2029), e realiza-se um dia após uma longa conversa telefónica entre os Presidentes norte-americano e russo e o anúncio de uma cimeira entre ambos, em breve, na capital húngara, Budapeste.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentPiloto português Jorge Brandão morre no Rali de Marrocos aos 46 anos
Article suivantBenfica apura-se para quarta elimintória da Taça de Portugal com ‘bis’ Pavlidis