Trump e Putin comprometem-se a iniciar “de imediato” negociações sobre guerra

O Presidente norte-americano, Donald Trump, e o homólogo russo, Vladimir Putin, mantiveram hoje uma longa conversa telefónica em que, entre outros assuntos, discutiram a guerra na Ucrânia e comprometeram-se a iniciar “de imediato” negociações sobre o assunto.

Num longo texto partilhado na rede social Truth Social, Trump referiu que deu início com o presidente da Rússia às negociações para colocar um ponto final na guerra na Ucrânia.

«Queremos impedir as mortes que ocorrem na guerra com a Rússia/Ucrânia. O presidente Putin até usou o meu forte lema de campanha, ‘SENSO COMUM’. Acreditamos ambos nisso com firmeza. Concordámos em trabalhar juntos, muito estreitamente, incluindo visitar as nações uns dos outros», escreveu, revelando que a próxima conversa será com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.

«Também concordamos que as nossas respetivas equipas iniciem negociações imediatamente e começaremos por telefonar ao presidente Zelenskyy, da Ucrânia, para informá-lo da conversa, algo que farei agora mesmo», afirmou.

O chefe de Estado norte-americano sempre defendeu que a invasão russa da Ucrânia não se teria iniciado se ele estivesse na Casa Branca e, inclusive, antes de regressar à Presidência dos Estados Unidos tinha assegurado ser capaz de pôr fim ao conflito com apenas uma chamada a Putin e a Zelensky.

 

 

Com Agência Lusa.

Article précédentSuspeito principal do homicídio de Louise admite os factos durante detenção
Article suivantRui Oliveira, medalha de prata na eliminação, Maria Martins de bronze no ‘scratch’