Trump retira EUA do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde
Trump retira EUA do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde.
Donald Trump prometeu e cumpriu: logo no dia de regresso à Casa Branca, assinou ordens executivas que retiram os Estados Unidos da América do Acordo de Paris – pedra basilar no combate às alterações climáticas – e da Organização Mundial da Saúde, a maior e mais influente agência global na luta contra as crises sanitárias.
« Vou retirar-nos imediatamente do injusto e unilateral Acordo de Paris sobre o clima », disse o novo presidente antes de assinar a ordem. « Os Estados Unidos não vão sabotar as suas próprias indústrias enquanto a China polui impunemente ».A saída dos Estados Unidos do acordo que estabelece o combate às alterações climáticas, assinado em 2015 por quase duas centenas de países, coloca em causa o objetivo de impedir um aumento das temperaturas globais na ordem dos 1,5 graus. »A política da minha Administração consiste em colocar os interesses dos Estados Unidos e do povo americano em primeiro lugar », refere a ordem executiva.
« A OMS defraudou-nos »:
Outra das grandes decisões de Donald Trump a nível internacional no primeiro dia de mandato foi a retirada da Organização Mundial da Saúde, agência à qual pertencem quase 200 nações e que tem por objetivo combater crises sanitárias e garantir a saúde global. »A OMS defraudou-nos », acusou o republicano ao assinar o decreto, poucas horas depois de ter tomado posse, justificando a retirada com a diferença entre as contribuições financeiras dos Estados Unidos e da China para a organização.
Com Agência Lusa e RTP.
Flash Info
Flash INFO
0:00
0:00
Advertising will end in
Journal Desporto
0:00
0:00
Advertising will end in
x
Nous utilisons des cookies pour vous garantir la meilleure expérience sur notre site web. Si vous continuez à utiliser ce site, nous supposerons que vous en êtes satisfait.OkNonPolitique de confidentialité