Turistas franceses ‘presos’ no Aeroporto da Madeira

Turistas franceses 'presos' no Aeroporto da Madeira

Centenas de turistas, entre eles vários franceses, estão retidos no Aeroporto da Madeira ‘Cristiano Ronaldo’ devido aos ventos fortes.

 

“Estamos presos aqui há cinco dias sem ter nenhuma informação da nossa empresa, apenas um balcão para 200 pessoas: não aguentamos mais ”explica uma turista francesa, acompanhada pela avó, à BFMTV. “Passamos nossas primeiras noites em bancos no chão sem conseguir comer. Todos os hotéis estão lotados.” Outros turistas franceses dizem estar « fartos da situção » e que só querem « voltar a casa o mais rapidamente possível ».

A estes ventos violentos que paralisam o tráfego aéreo juntam-se os incêndios violentos, que já consumiram cerca de 5.000 hectares de vegetação.

O incêndio registava até às 12:00 de hoje 4.937,6 hectares de área ardida, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (Copernicus).

A atualização da área ardida foi divulgada pela agência europeia ao início da noite de hoje e reporta-se aos dados recolhidos até cerca das 12:00.

O reforço dos meios aéreos para combater o incêndio na ilha é “necessário e urgente”, afirmaram hoje representantes dos bombeiros profissionais, assegurando que “um meio aéreo não é suficiente” num fogo com aquelas características.

“Mais uma vez, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) solicitam ao Governo da Região Autónoma da Madeira e ao Governo da República que coloquem em ação mais um meio aéreo”, apelaram as associações, em comunicado conjunto divulgado ao final da tarde.

Entretanto, fonte do Governo da República disse à Lusa que o executivo iria ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para serem enviados dois aviões Canadair, com tipologia própria para intervir na Madeira, para ajudar nas operações no arquipélago, que dispõe de um único meio aéreo (um helicóptero).

 

Com Agência Lusa.

Article précédentLCE: Vitória SC vence Zrinjski e adianta-se no play-off
Article suivantPortugal. Costa na Academia Socialista que culmina com o discurso de rentrée de Pedro Nuno