Ucrânia: Macron denuncia « hipocrisia » em África sobre a agressão russa

Ucrânia: Macron denuncia « hipocrisia » em África sobre a agressão russa

 

Alfa/ com Lusa
linkedin sharing button
whatsapp sharing buttonO Presidente francês, Emmanuel Macron, denunciou ontem « a hipocrisia », ouvida « especialmente no continente africano » que consiste em não reconhecer claramente a « agressão unilateral » da Rússia à Ucrânia, como faz a União Europeia.

« A escolha feita pelos europeus não é de modo algum participar nesta guerra, mas reconhecê-la e nomeá-la. Onde muitas vezes vejo hipocrisia, especialmente no continente africano (…) é não se saber qualificar uma guerra e desconhecer quem a iniciou », disse o Presidente francês numa conferência de imprensa conjunta em Yaoundé com o seu homólogo camaronês, Paul Biya.

Emmanuel Macron iniciou ontem, nos Camarões, uma deslocação de quatro dias pelo continente africano, que o levará depois ao Benim e Guiné-Bissau.

Esta viagem permitirá ao Presidente francês reafirmar o seu « compromisso com o processo de renovação da relação da França com o continente africano », explicou em Paris a Presidência francesa.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar já matou mais de 5.100 civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar russa causou a fuga de mais de 16 milhões de pessoas, das quais mais de 5,9 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Article précédentHenrique Araújo ‘oferece’ Eusébio Cup ao Benfica no triunfo frente ao Newcastle
Article suivantBoa notícia: Portugal sem fogos ativos