Alfa – Daniel Ribeiro
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou esta tarde, pouco antes das 15 horas, a Lisboa para uma visita de alta segurança, de apenas cinco horas, a primeira que realiza a Portugal.
Antes de ter aterrado em Lisboa, no aeródromo militar de Figo Maduro, Zelensky esteve em Bruxelas, onde se deslocou ainda hoje de manhã depois de ter estado em Madrid.
Zelensky foi recebido no aeroporto pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Portugal e a Ucrânia, que está em guerra com Rússia desde 2022, vão assinar um acordo de cooperação bilateral para dez anos (com forte incidência militar) durante a visita relâmpago de Zelensky.
Antes de partir de Lisboa, ao início da noite, o Presidente ucraniano assinou como o PM português o acordo no qual Portugal se compromete a fornecer este ano a Kiev apoio militar no valor de pelo menos 126 milhões de euros, incluindo contribuições financeiras e em espécie.
O primeiro-ministro realçou em conferência de imprensa que Portugal já entregou à Ucrânia mais de mil toneladas de material militar, entre carros de combate Leopard 2 e sistemas de drones.