
A União Europeia (UE) congratulou-se hoje com a decisão de a Ucrânia aceitar a proposta de cessar-fogo de 30 dias apresentada pelos Estados Unidos da América (EUA), considerando que « a bola está » do lado da Rússia.
De acordo com uma publicação conjunta nas redes sociais, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, congratularam-se com a decisão de a Ucrânia aceitar a proposta de Washington para um cessar-fogo de 30 dias.
« É um desenvolvimento positivo », sustentaram, acrescentando que pode ser « um passo rumo a uma paz compreensiva, justa e duradoura » na Ucrânia.
António Costa e Ursula von der Leyen, os principais responsáveis da UE, comentaram que « a bola está do lado da Rússia ».
E não quiseram imiscuir o bloco comunitário do processo de paz: « A UE está pronta para desempenhar o seu papel, com os parceiros, nas negociações de paz que se avizinham. »
A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, ao mesmo tempo que Washington concorda levantar a suspensão da ajuda militar a Kiev, segundo uma declaração conjunta hoje divulgada.
Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo.
A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias na guerra com a Rússia, de acordo com uma declaração conjunta dos EUA e da Ucrânia publicada esta terça-feira. Washington e Kiev, reunidos na Arábia Saudita, concordaram também em concluir « o mais rapidamente possível » o acordo de minerais.
Os Estados Unidos « compreendem os nossos argumentos e percebem as nossas propostas », continuou Zelensky, que agradeceu ao seu homólogo Donald Trump pela « conversa construtiva » entre as equipas dos dois países.
Com Agência Lusa.