Afeganistão: UE pede aos EUA que controlem aeroporto de Cabul « o tempo que for necessário ». Mas Presidente Biden já repondeu: decidiu não prolongar prazo de retirada de norte-americanos.
O apelo da UE foi feito durante a videoconferência de líderes do G7 e revelado pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, numa conferência de imprensa conjunta com a presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, depois de ambos terem participado na reunião virtual organizada pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e que contou com a participação do Presidente norte-americano, Joe Biden.
Reiterando que a grande prioridade neste momento é garantir “a evacuação segura dos cidadãos da coligação, pessoal e famílias” e garantindo que “a UE e os seus Estados-membros não estão a poupar esforços” para evacuar os cidadãos comunitários e os afegãos que trabalharam com as delegações ocidentais, Charles Michel apontou que os líderes europeus abordaram esta questão com os seus “amigos norte-americanos”, começando por sublinhar a importância de “garantir a segurança do aeroporto por tanto tempo quanto for necessário”.
Mas o Presidente Biden já anunciou a sua decisão: EUA não vão prolongar o prazo de retirada de norte-americanos previsto para até 31 de agosto.
Biden tomou a decisão após consultar a sua equipa de segurança nacional, ponderando os riscos de manter as forças no terreno para além do prazo e optando por concluir a missão na próxima terça-feira, prazo que tinha sido por si definido, ainda antes de os talibãs terem tomado conta de Cabul, em 15 de agosto.
Biden pediu à sua equipa de segurança nacional para criar planos de contingência, caso surja uma situação cujo prazo precise de ser ligeiramente prorrogado, disse a mesma fonte governamental.