UEFA. Portugal garante duas entradas diretas na `Champions` de 2021/22

Portugal assegurou quinta-feira que vai terminar a época 2019/20 no `top 6` do `ranking` de clubes de UEFA, garantindo duas entradas diretas, mais uma equipa na terceira pré-eliminatória, na Liga dos Campeões de futebol de 2021/22.

A eliminação do Krasnodar, que tinha afastado o FC Porto da `Champions`, ditou o prematuro adeus da Rússia, sétima da tabela, à presente edição das taças europeias, pois Zenit, Lokomotiv Moscovo e CSKA Moscovo também já tinham o destino traçado.

Na Liga Europa, os `carrascos` dos portistas ficaram no terceiro lugar do Grupo C, ao perderem por 3-0 na casa do Getafe, enquanto o CSKA Moscovo já sabe que terminará no quarto e último do H, independentemente do resultado de hoje com o Espanyol.

Por seu lado, o Zenit foi arredado das taças europeias pelo Benfica, que, na terça-feira, venceu por 3-0 os russos, na Luz, e `atirou-os` para quarto posto do Grupo G, apesar dos sete pontos. O Lokomotiv foi último do Grupo D, com apenas três.

Ao contrário da Rússia, Portugal terá um mínimo de três equipas nos 16 avos de final da Liga Europa, o Benfica, que `tombou` da `Champions`, o Sporting de Braga e o Sporting, apesar do desaire de hoje por 3-0 no reduto do LASK Linz. O Vitória, que já estava eliminado, venceu o Eintracht, em Frankfurt, por 3-2.

A representação lusa poderá aumentar para quarto equipas, com a inclusão do FC Porto, o que acontecerá se os `azuis e brancos` vencerem hoje na receção ao Feyenoord ou se empataram com os holandeses e os suíços não ganharem na casa do Rangers.

Com três ou quatro equipas em prova, Portugal tem uma excelente oportunidade para alargar significativamente a vantagem sobre os russos, o que poderá ser importante para as épocas seguintes a 2021/22, já que o `ranking` é sempre das últimas cinco temporadas.

Na sexta e última jornada da fase de grupos, e quando falta ainda metade da ronda da Liga Europa, Portugal conta 0,8 pontos, face aos triunfos de Benfica e Vitória de Guimarães, enquanto os russos estão a zero, face aos desaires de Zenit, Lokomotiv (0-2 no reduto do Atlético Madrid) e Krasnodar.

Todos os pontos somados (dois por vitória e um por empate) pelas equipas lusas são divididos por cinco (0,4 por vitória e 0,2 por empate), o número de equipas portuguesas que arrancaram para a época 2019/20, enquanto os russos têm de dividir os seus por seis (0,333 por triunfo e 0,166 por igualdade).

Portugal, que já sabe que em 2020/21 (sétimo nas contas entre 2014/15 a 2018/19) manterá a situação atual — uma entrada direta na `Champions` e outra na terceira pré-eliminatória -, selou hoje o sexto posto, recuperando uma segunda entrada direta em 2021/22.

 

Alfa/Lusa.

Article précédentAmeaças sobre o ensino da língua portuguesa em França. No programa Passagem de Nível
Article suivant«A música serve para criar horizontes mais positivos» Miguel Ângelo em entrevista na Rádio Alfa

Flash Info

Flash INFO

0:00
0:00
Advertising will end in 

Journal Desporto

0:00
0:00
Advertising will end in 

x