UNESCO designa Leiria Cidade Criativa da área da Música

Publié le 1 novembre 2019

UNESCO designa Leiria como Cidade Criativa da área da Música – anuncia a Câmara Municipal

M3 1 675 2500

A UNESCO anunciou esta quarta-feira no seu site a designação de Leiria como Cidade Criativa na área da Música.

A designação é feita no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Cidades, comemorado a 31 de outubro, em que UNESCO revela uma lista de 66 cidades de todo o mundo que se juntam à Rede de Cidades Criativas da Organização, que agora soma um total de 246 membros.

A Rede reúne cidades que baseiam seu desenvolvimento na criatividade, seja na música, artes e artesanato folclórico, design, cinema, literatura, artes digitais ou gastronomia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, trata-se de “uma notícia extraordinária para o concelho e o reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido pelos agentes culturais de Leiria”.

“Esta designação dá-nos ainda mais ânimo para continuarmos a desenvolver a estratégia cultural do concelho e constitui um sinal de que estamos no caminho certo”, referiu, acrescentando que este é um projeto que dá lastro à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Como refere a UNESCO, as cidades criativas da UNESCO comprometem-se a colocar a cultura no centro de suas estratégias de desenvolvimento e a compartilhar suas melhores práticas.

A eleição de Leiria resulta da Candidatura do Município à Rede das Cidades Criativas, um projecto que, entre outras valências, passa pelo desenvolvimento de um projeto formativo certificado destinado às filarmónicas, a criação de dois espaços de ‘cowork’ artístico e um laboratório de projetos de intervenção social junto dos grupos mais vulneráveis e marginalizados com recurso à ópera e à música clássica.

A criação de um observatório que permita uma medição do impacto da cultura na economia e desenvolvimento de projetos em parceria com cidades Rede Unesco e da CPLP são ambições de alcance internacional deste projeto.

“Em todo o mundo, estas cidades, cada uma de seu modo, fazem da cultura o pilar, e não um acessório, de sua estratégia”, diz a diretora geral da UNESCO, Audrey Azoulay, citada no site da UNESCO.

“Isso favorece a inovação política e social e é particularmente importante para as gerações jovens”, acrescenta.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background