A Europa está sob uma vaga de calor intenso. Registadas temperaturas superiores a 40 graus em várias regiões de Portugal.
Segundo dados oficiais, foi lançado o alerta vermelho em cerca de dez países europeus.
Itália e os Balcãs registam temperaturas muito elevadas, mas outros países estão a ser igualmente atingidos, como acontece em França e Portugal.
Em Portugal estavam envolvidos, ao fim do dia deste sábado, centenas de operacionais no combate a nove incêndios ativos, segundo informação da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC). Nos locais dos nove incêndios, estavam 1.336 homens, 362 viaturas e 19 meios aéreos.
No distrito de Santarém, a Proteção Civil contabilizava três fogos, nomeadamente na localidade de Prado e no parque dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere. Duas viaturas dos bombeiros arderam.
Estas informações denunciam um agravamento da situação em Portugal Continental.
Fontes oficiais revelaram que ao fim da tarde de sábado estava em curso um incêndio em Pancas, no distrito de Santarém, e outro em Silveiras, concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal .
Uma das situações mais complicadas continuava a verificar-se em Monchique, onde deflagrou um fogo na sexta-feira, na localidade de Perna da Negra, tendo obrigado a retirar habitantes das aldeias das Taipas e de Foz do Carvalhoso.
Ao início desta tarde, encontravam-se em Monchique 735 homens, 196 viaturas e nove meios aéreos. Os restantes incêndios estavam em resolução ou em conclusão. Face à dimensão do incêndio, o Plano Municipal de Emergência de Monchique foi ativado ao início da madrugada de hoje.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito de Faro e em concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.
As previsões metereológicas continuavam a apontar para a continuação de temperaturas elevadas em Portugal e em diversos países europeus, designadamente também em França, onde as temperaturas deverão subir nos próximos dias por exemplo na região de Paris.
Para além de Portugal, bombeiros e militares combatem dezenas de incêndios na Albânia, país que pediu apoio de emergência à União Europeia. A Sérvia, Bósnia, Macedónia e a Croácia estão também a tentar conter os muitos fogos que lavram nos seus territórios.
Alfa – com agências e jornais.