Pelo menos 49 mortos em ataques a duas mesquitas na Nova Zelândia

Publié le 15 mars 2019

Pelo menos 49 mortos em ataques a duas mesquitas num dos “dias mais sombrios da Nova Zelândia”. Quatro pessoas sob custódia.

Alfa/com Expresso e outras fontes

Duas mesquitas da Nova Zelândia foram alvo de ataques a tiro, durante as orações de sexta-feira, que provocaram 49 mortos e diversos feridos graves, segundo os media do país. A polícia revelou que quatro pessoas foram detidas na sequência dos ataques na cidade de Christchurch.

“Este é um dos dias mais sombrios da Nova Zelândia”, disse a primeira-ministra Jacinda Ardern. “Claramente o que aconteceu aqui é um ato de violência extraordinário e sem precedentes”, acrescentou.

Testemunhas contaram à imprensa que um homem, vestido com camuflado ao estilo militar e carregando uma arma automática, começou a disparar aleatoriamente sobre pessoas na mesquita de Al Noor. A segunda mesquita atacada fica no subúrbio de Linwood.

O comissário da polícia neozelandesa, Mike Bush, referiu, sem concretizar, que os ataques nas duas mesquitas provocaram vários mortos. “Quatro pessoas estão sob custódia: três homens e uma mulher”, adiantou, acrescentando: “houve relatos de bombas caseiras amarradas a veículos que conseguimos conter”. Depois a informação foi confirmada e é trágica: 49 mortos, pelo menos.

Todas as escolas de Christchurch e edifícios municipais foram isolados.

A equipa de críquete do Bangladesh estava a chegar para as orações de sexta-feira quando um dos tiroteios começou mas, segundo revelou um técnico da equipa à agência Reuters, todos os elementos estão em segurança.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background