Cerca de mil detidos em nova noite de violência em França, anunciou este sábado, 01 de julho, de manhã, o ministério do interior. Os tumultos repetiram-se na na noite de 30/06 para 01/07 na região parisiense e em várias localidades do norte e do sul do país.
O funeral de Nahel, o adolescente abatido a tiro por um agente policial na terça-feira passada, terá lugar este sábado, 01 de julho.
As novas cenas de violência urbana começaram a verificar-se na sexta-feira ao fim da tarde, como referimos aqui no site da Rádio Alfa:
« Depois de três dias de extrema violência urbana um pouco por toda França, nesta sexta-feira, 30, continuavam a verificar-se ao fim da tarde confrontos no centro de grandes cidades como Paris (Praça da Concórdia), Lyon, Grenoble, Marselha e noutras localidades.
O ministro do interior, Gérald Darmanin, anunciou que as forças da ordem foram reforçadas e são agora, no total, 45 mil em todo o pais.
O governante anunciou que autocarros e « elétricos » (metropolitanos de superfície) não circularão à noite em toda a região parisiense (a partir das 21h), « até nova ordem ». E pediu às autoridades locais de outras regiões que façam o mesmo.
Nalgumas cidades e vilas já está em vigor o recolher obrigatório durante a noite.
Gérald Darmanin afirmou que o Governo « não afasta nenhuma hipótese », incluindo a declaração do estado de emergência no país. »
(Leia mais sobre os tumultos em França noutros artigos relacionados, aqui, no site da Rádio Alfa)