Viseu é a partir desta quarta-feira e até domingo a cidade europeia do folclore. A capital da Beira Alta recebe ao longo dos próximos cinco dias o festival de etnografia e folclore Europeade.
Por estes dias já só se respira Europead nas ruas da cidade. Mais de meia centena de lojas vestiram-se já a rigor para receber o festival. As montras estão decoradas com elementos ligados à agricultura, mas também à música. Não faltam também as roupas do folclore como capuchas, aventais e lenços que ajudam a dar um novo colorido às vitrines.
Os comerciantes já notam mais movimento nas ruas, ainda que o festival só comece oficialmente amanhã.
De toda a Europa vão viajar até Viseu 5400 pessoas, que integram 203 grupos, em representação de 24 países. Até domingo, em dez palcos espalhados por toda a cidade há muito folclore para ver e ouvir.
É um grande movimento e uma invasão benigna das tradições culturais europeias em Portugal e eu diria mesmo que é talvez o maior evento de tradições culturais europeias algumas vez já realizado », afirma o vereadora da cultura na Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, acrescentando estarem previstos « 24 momentos de programação principal, mais de 150 performances diárias que serão uma explosão muito feliz de cor, de cultura e de tradição ».
Alfa/TSF