Visita de Estado de Macron: um marco nas relações franco-portuguesas

French President Emmanuel Macron (L) and his wife Brigitte Macron (R) are greeted by Portuguese President Marcelo Rebelo de Sousa (C) during the welcoming ceremony at the Belem Palace in Lisbon, Portugal, 27 February 2025. French President Emmanuel Macron is in Lisbon on Thursday and Porto on Friday to sign a series of bilateral political, economic and cultural agreements between Portugal and France, as well as to hold institutional meetings. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o Presidente francês Emmanuel Macron realiza uma Visita de Estado a Portugal, a primeira desde Jacques Chirac em 1999. A convite do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a visita visa aprofundar a cooperação em economia, inovação, defesa e proteção dos oceanos. Segundo o Eliseu, trata-se de « um momento histórico » que reforça os laços entre os dois países.

Serão assinados cerca de 12 acordos bilaterais. A França é o principal investidor estrangeiro em Portugal, com um volume de intercâmbios comerciais superior a 15 mil milhões de euros anuais. Destacam-se um « acordo de amizade » e uma carta de intenção na área do armamento, reforçando colaborações em segurança e educação.

Macron será recebido no Palácio de Belém por Marcelo Rebelo de Sousa, seguido de um discurso na Assembleia da República. Visitará o Beato Innovation District para discutir colaborações tecnológicas com Carlos Moedas.

Em Porto, participará num Fórum Económico com o Primeiro-Ministro Luís Montenegro, focado em transição energética e tecnologia. Também marcará a passagem de testemunho entre Portugal e França na Conferência da ONU sobre o Oceano (UNOC).

Paulo Marques, Vice-Presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas, integra a delegação, refletindo a importância da Comunidade Portuguesa em França, com mais de 1,5 milhão de pessoas.

Esta visita fortalece a amizade histórica entre Lisboa e Paris, consolidando a cooperação econômica e ambiental, e projetando novas colaborações bilaterais para o futuro.

Rádio Alfa

Article précédentPrograma de Macron e Montenegro sobre oceanos muda de local devido ao mau tempo
Article suivantMacron defende que europeus têm de estar mais unidos que nunca e preparar-se para tempos difíceis