Vitória SC punido com três jogos à porta fechada por incidentes com Marega

 O Vitória SC foi punido com três jogos à porta fechada e 53.550 euros de multa, pelos incidentes com Marega em 16 de fevereiro de 2020, anunciou hoje o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Em comunicado, o CD da FPF dá conta da decisão sobre o processo referente aos insultos racistas dirigidos ao futebolista maliano Marega, no jogo entre Vitória de Guimarães-FC Porto, da 21ª jornada da edição de 2019/20 da I Liga, que os ‘dragões’ venceram por 2-1.

De acordo com o comunicado do CD, foi tida como agravante a reincidência do clube, aplicando a alínea a) do artigo 53.º e o ponto terceiro do artigo 56.º, que prevê que “sempre que houver lugar à aplicação de circunstância agravante, a sanção concretamente aplicada ao agente é agravada em um quarto”.

Caso não seja contestado, o castigo pode ser cumprido imediatamente. Esta época, o Vitória de Guimarães tem mais dois jogos em casa, frente ao Famalicão, em 12 de maio, para a 32.ª jornada, e ao Benfica, na última ronda, previsto para o dia 19.

O avançado do FC Porto recusou-se a permanecer em campo, ao minuto 71 do jogo, após ter sido alvo de cânticos racistas por parte dos adeptos da formação vimaranense, numa altura em que os ‘dragões’ já venciam por 2-1.

Os incidentes foram motivo para a abertura de um processo disciplinar, dois dias depois do jogo, em 18 de fevereiro de 2020, sendo que, segundo fonte ligada ao processo, a acusação da Comissão de Instrutores (CI) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ficou concluída em 26 de março de 2021.

De acordo com a mesma fonte, o Vitória de Guimarães abdicou da presença na audiência disciplinar, marcada para 19 de abril último, tendo a decisão sido tomada na reunião do CD de 03 de maio.

Este caso já tinha dado origem a vários processos, por entidades distintas, outro deles pela Autoridade para a Prevenção e Combate da Violência no Desporto (APCVD), que puniu o clube minhoto também com três jogos em casa à porta fechada, mas estes terão de ser cumpridos após o regresso do público aos estádios.

Entretanto a resposta do Vitória SC não se fez esperar. Em comunicado, a administração da SAD do emblema minhoto fez saber que «por não concordar com os seus fundamentos e, bem assim, com o seu sentido, a sociedade desportiva vai impugnar a decisão junto do Tribunal Arbitral do Desporto».

 

Com Agência Lusa.

Article précédentCovid-19/Portugal. Mais 4 mortos e 258 novos casos em 24h
Article suivantRúben Amorim castigado seis dias, falha jogo do Sporting com o Rio Ave