Xi Jinping assegura terceiro mandato como líder da China

O líder da China Xi Jinping assegurou hoje um terceiro mandato no poder, após ter sido reconduzido por cinco anos como secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC).

Uma votação à porta fechada, após o encerramento do 20º Congresso do PCC, em Pequim, confirmou a quebra da tradição política das últimas décadas, nas quais o líder chinês apenas servia dois mandatos.

O atual líder da China, Xi Jinping, emergiu durante a sua primeira década no poder como um dos líderes mais fortes na História moderna da China, quase comparável a Mao Zedong, o fundador da República Popular, que liderou o país entre 1949 e 1976.

A votação levou ainda à nomeação de quatro aliados de Xi como novos membros para o Comité Permanente do Politburo, que detém o poder de decisão na China, incluindo Li Qiang, líder do partido no município de Xangai, que é apontado como o novo primeiro-ministro a partir de março.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentSporting marca três golos em oito minutos para vencer Casa Pia em Alvalade
Article suivantMorreu Adriano Moreira (100 anos). Foi ministro de Salazar, referência do CDS e pensador da democracia cristã