« Zalatune ». Nosso colaborador Nuno Gomes Garcia edita novo romance

« Zalatune » – quarto romance de Nuno Gomes Garcia

O novo romance de Nuno Gomes Garcia, « Zalatune » (278 páginas), que a Rádio Alfa já recebeu, é apresentado online nesta quarta-feira pelos escritores Richard Zimler e Luísa Semedo, anunciou a Manuscrito, editora que publica este quarto romance do colaborador da Rádio Alfa, onde todas as semanas apresenta « O Livro da Semana », às quartas e aos domingos.

« Este é um romance de perturbadora atualidade, que nos faz refletir sobre o sistema democrático em que vivemos, os perigos que ele corre e as suas alternativas (im)possíveis », explica a editora.

Para o escritor Richard Zimler, esta obra revela « uma distopia perturbadora e cativante que vai (obrigar o leitor) a debruçar-se sobre os perigos profundos do populismo, da manipulação da opinião pública e do casamento entre a política e as novas – e cada vez mais ubíquas – tecnologias ».

SINOPSE da contracapa: 

« Em Ínsula, uma ilha perdida algures no Mediterrâneo, os estrangeiros são inimigos, a procriação é uma missão patriótica (e, por isso, todas as mulheres são obrigadas a ter pelo menos dois filhos), a pena capital foi reinstaurada e a Internet foi substituída por uma Intranet insular.

Naquele que parece ser um regime político verdadeiramente democrático, a vida do primeiro-ministro é acompanhada por câmaras 24 horas por dia, para garantir a total transparência do poder, e são os cidadãos que decidem o futuro do país, sentados no conforto do sofá, através de referendos online. Em 2034, está na mão dos eleitores dar luz verde à decisão de construir um muro e expulsar de vez todos os imigrantes.

Só que o passado insiste em perseguir-nos e o desígnio traçado trinta anos antes por uma criança está prestes a cumprir-se: as pessoas estão a desaparecer e, para trás, deixam um único rasto, um pedaço de papel onde se lê Parti para Zalatune.

O que está a acontecer?
Para onde vão as pessoas que desaparecem?
Estará a existência de Ínsula condenada?

Numa trama viciante, Nuno Gomes Garcia apresenta-nos uma história que combina mistério, conspiração política, ódio visceral e ainda um amor proibido entre duas pessoas que deveriam detestar-se. »

Article précédentCovid-19 realça fraquezas estruturais da economia portuguesa. Análise/Pascal de Lima
Article suivantCovid-19. Portugal é o país do mundo com mais casos por milhão de habitantes e o 2.º em mortes

Flash Info

Flash INFO

0:00
0:00
Advertising will end in 

Journal Desporto

0:00
0:00
Advertising will end in 

x