Zelensky espera por Putin na Turquia

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, espera pelo seu homólogo russo, Vladimir Putin, na Turquia, onde este se ofereceu para realizar conversações entre a Rússia e a Ucrânia a partir de quinta-feira.

« Esperamos um cessar-fogo total e duradouro, a partir de amanhã, para fornecer a base necessária para a diplomacia », escreveu na rede social X, acrescentando: « Estarei à espera de Putin na Turquia na quinta-feira. Pessoalmente. Espero que desta vez os russos não procurem desculpas ».

O Presidente russo tinha proposto negociações diretas e « sem condições prévias » entre Moscovo e Kiev, com início em Istambul, na quinta-feira.

O Presidente russo não excluiu a possibilidade de um cessar-fogo ser discutido nas conversações com Kiev, mas sublinhou que essas discussões devem centrar-se nas « causas profundas do conflito ».

Zelensky pede à Rússia que se comprometa com um cessar-fogo « completo, duradouro e fiável » de 30 dias, a partir de segunda-feira.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instou no domingo a Ucrânia e a Rússia a reunirem-se sem demora.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentPortugal vence Senegal e termina Mundial de futebol de praia no terceiro lugar
Article suivantPapa: “Nunca mais a guerra”, grita Leão XIV perante os peregrinos em São Pedro