25 de abril. Ouça os sons históricos. Capitães ouviram e a ditadura cairia horas depois

25 de Abril de 1974. Revolução dos Cravos.
25 de Abril de 1974. Revolução dos Cravos.

Dois sons históricos do 25 de Abril de 1974. Foi nos Emissores Associados de Lisboa e na Rádio Renascença. Capitães ouviram e a ditadura salazarista cairia horas depois.

Primeira « senha »: E depois do Adeus de Paulo de Carvalho (letra de José Niza, música de José Calvário), ordem para os soldados se prepararem, às 22h55 do dia 24 de Abril de 1974, nos Emissores Associados de Lisboa:

 

Segunda « senha »: Grândola Vila Morena de Zeca Afonso, ordem para as tropas saírem dos quartéis, à 00h20 do dia 25 de abril de 1974, na Rádio Renascença:

 

Assim começou a cair a ditadura portuguesa durante um golpe de Estado que se transformou a seguir numa revolução pacífica e popular que foi notícia de grande destaque e saudada por todas as democracias do mundo.

Fica aqui o testemunho daquele que estava com Zeca Afonso no dia da gravação da Grândola Vila Morena no Château d’Hérouville em 1971. Nesse dia, Zeca estava acompanhado do guitarrista Carlos Correia, do produtor José Mario Branco e do seu amigo e cantor, Francisco Fanhais. Entrevista exclusiva para o ALFA 10/13 com Didier Caramalho:

« É contra ventos e marés que temos que nos preparar para manter vivas as aspirações de Abril » – Francisco Fanhais

Histórias de Abril – 50 anos da Revolução dos Cravos

Article précédentOs Sogranora estão de volta com trabalho feito em casa
Article suivantGrândola Vila Morena. Um hino à liberdade que atravessou fronteiras e mares