Diretor-geral da Rádio Alfa, Fernando Lopes, nomeado Comendador

Fernando Lopes, diretor-geral da Rádio Alfa, foi nesta sexta-feira, dia 7, condecorado numa cerimónia oficial na Embaixada de Portugal em França, com a Ordem do Mérito da República Portuguesa no grau de Comendador, por decisão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A insígnia foi-lhe entregue, em nome do Presidente português, pelo embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira.

Fernando Lopes tem 52 anos e é filho de Odete e Armando Lopes. O pai é o Presidente da Rádio Alfa e ele próprio já foi condecorado no passado como Comendador pelo Presidente português, Mário Soares, e como Cavaleiro da Legião de Honra, pelo chefe de Estado francês, Jacques Chirac.

Diretor-Geral da Rádio Alfa desde há mais de 20 anos, Fernando Lopes, é também Presidente da Academia do Bacalhau de Paris, onde tem desenvolvido um trabalho de solidariedade e de filantropia que foi salientado pelo embaixador português, designamente com uma campanha de recolha de fundos para as vítimas dos incêndios de há dois anos em Portugal.

Jorge Torres Pereira realçou ainda a importância da função informativa, social e cultural, da nossa rádio em França.

Na cerimónia foram também condecorados Ana Paixão, José Costa Esteves, Mapril Baptista, e Jorge Mendes Constante.

Os dois primeiros são reputados professores universitários na região parisiense (Ana Paixão é também diretora da Casa de Portugal na Cidade Universitária de Paris).

Mapril Baptista é um conhecido empresário que, salientou o embaixador, sempre se empenhou de forma discreta mas eficaz na solidariedade com os mais pobres.

Todos os três, são grandes amigos da Rádio Alfa e os dois primeiros já fizeram crónicas (gratuitas) para nós. Os três estão sempre disponíveis para colaborar em  tudo o que a nossa emissora lhes pede.

(Mapril Baptista é um amigo pessoal de Fernando Lopes).

Jorge Mendes Constante é um advogado residente no sul de França e por isso é menos conhecido em Paris. Segundo o embaixador, ajuda e repreenta portugueses em dificuldades, na sua região, sem lhes pedir nada em troca.

No seu discurso de agradecimento pela condecoração, Fernando Lopes afirmou que irá « fazer tudo para continuar a merecer a distinção que muito o honra ».

Fernando Lopes está de parabèns e de, certo modo, nós, na rádio, também. Até porque agora temos dois comendadores ao leme.

 

 

 

 

Article précédentGoverno português desaconselha deslocações a Paris, este sábado
Article suivant‘Coletes amarelos’ esvaziam Paris