
O FC Porto estreou-se no domingo no renovado Mundial de clubes de futebol com um empate a zero face aos brasileiros do Palmeiras, de Abel Ferreira, em encontro da primeira jornada do Grupo A, em East Rutherford.
Depois do ‘nulo’ no sábado, no outro encontro do agrupamento, entre os anfitriões norte-americanos do Inter Miami, de Lionel Messi, e os egípcios do Al Ahly, as quatro equipas ficam todas empatadas, com um ponto e 0-0 nos golos.
Os ‘dragões’, que estrearam o espanhol Gabri Veiga, reforço para 2025/26 que foi titular, voltam a jogar na quinta-feira, face ao Inter Miami, num embate marcado para as 15:00 locais (21:00 em Paris), em Atlanta.
Campeão europeu PSG entra a vencer e a convencer no Mundial de clubes com toque luso
O Paris Saint-Germain, no primeiro jogo como campeão europeu e com quatro portugueses no ‘onze’, arrancou hoje o Mundial de clubes de futebol com uma indiscutível goleada sobre o Atlético Madrid, por 4-0, no Grupo B.
No Rose Bowl, em Pasadena, nos arredores de Los Angeles (Estados Unidos), a equipa de Luís Enrique mostrou porque é o novo rei da Europa, acabando por ter um domínio quase avassalador sobre um dos maiores emblemas espanhóis.
Vitinha, que foi titular, assim como Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos, esteve em destaque, ao marcar o segundo golo dos parisienses, aos 45+1 minutos, já depois do espanhol Fabián Ruiz ter aberto o marcador, aos 19.
Os dois golos tiveram a assistência do georgiano Kvaratskhelia, numa primeira parte que foi toda francesa. O primeiro remate do Atlético Madrid só aconteceu nos descontos, precisamente no lance antes ao 2-0 para os campeões europeus.
Na segunda metade, os espanhóis chegaram a equilibrar a partida e pensaram ter reduzido a diferença, aos 58 minutos, por Alvarez, mas a jogada acabou por ser anulada pelo VAR, a punir uma falta antes de a bola chegar ao avançado argentino.
O francês Lenglet, aos 78 minutos, num lance de protestos escusados com o árbitro, viu o segundo cartão amarelo e o PSG partiu para a goleada, com golos de Senny Mayulu, aos 87 minutos, e do sul-coreano Lee Kang-in, aos 90+7, de grande penalidade.
O PSG fica agora à espera do vai resultar do duelo entre o Botafogo, de Renato Paiva, os Seattle Sounders, as restantes equipas do Grupo B.
Com Agência Lusa.