Morreu o artista plástico José David
Nasceu em 1938, em Almeirim. Trabalhou na restauração lisboeta e frequentou à noite a Sociedade de Belas Artes, tendo depois trabalhado numa agência de publicidade. Em 1969 emigrou para Paris, onde iniciou uma carreira de ilustrador, ao mesmo tempo que desenvolveu inúmeros trabalhos de pintura, sobretudo a óleo, mas também aguarela. Deixa uma vasta Obra.
Era um grande artista, que dedicou toda a sua vida à pintura. Trabalhava todos os dias desde manhã muito cedo, designadamente nas duas casas-ateliê que lhe conheci, desde 1980, em Monge e Montparnasse (Paris).
Viveu na capital francesa até 2014, altura em que regressou a Lisboa com a sua mulher, Françoise.
Era uma pessoa de rara sensibilidade. Humanista, tentava viver à parte da agitação do mundo e das mundanidades. Ele próprio era uma obra prima como ser humano.
Convivi muito com ele, éramos verdadeiramente amigos. Era uma pessoa simples e muito culta. Com ele aprendi muito sobre a vida, as pessoas, a amizade, a literatura, a arte e a pintura.
A Rádio Alfa apresenta à família e amigos as mais sentidas condolências. Nesta imagem, um autorretrato dele, pequena tela que tenho há muitos anos sempre ao meu lado.
Viveu e trabalhou até que a doença o impediu de o fazer há algumas semanas.
O velório será realizado no domingo, 5 de agosto, a partir das 17h, na capela São Francisco de Assis, na capital portuguesa, e o corpo irá para o crematório na segunda-feira.
Daniel Ribeiro.