5 de Outubro: Marcelo pede inovação no sistema político contra tentações radicais

O Presidente da República apelou hoje à permanente construção da democracia, defendendo que isso implica « a inovação e a proximidade no sistema político », voltando a advertir para as « tentações radicais, egoístas, chauvinistas ou xenófobas ».

Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA

« As mesmas tentações que já lembrei em 25 de Abril passado, perante a incompreensão de alguns, mas que continuam a multiplicar-se um pouco por toda a parte », declarou Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão solene comemorativa do 108.º aniversário da Implantação da República, na Praça do Município, em Lisboa.

No seu discurso de cerca de dez minutos, o chefe de Estado chamou a atenção para « as lições do passado » em Portugal e na Europa, passando em revista cada década do último século, para que não se cometam « os mesmos erros » que conduziram a crises, ditaduras e guerras.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que « vale a pena recordar estas e outras lições, num tempo em que a Europa terá de demonstrar que quer um futuro muito diferente do passado de há cem anos ».

« Portugal terá de afirmar, em permanência, a qualidade da democracia, a inovação e a proximidade no sistema político, a consistência do crescimento económico, a equidade do sistema social, a capacidade para atrair os que não querem partir ou partiram e querem regressar, para oferecer horizontes que nos poupem a tentações radicais, egoístas, chauvinistas ou xenófobas », acrescentou.

Alfa/Lusa

Article précédentNobel da Paz atribuído a Denis Mukwege e Nadia Murad
Article suivantJuventus garante que Cristiano Ronaldo está « pronto para jogar »