Língua portuguesa em França. Sem estudantes, o português sairá do ensino secundário oficial.
O regresso, já em setembro, da língua portuguesa ao sistema global (incluindo o BAC) de ensino liceal francês ainda é um acordo parcial e experimental, que abrange apenas os estabelecimentos do ensino secundário da Região de Paris e da Guiana e não, portanto, todo o território francês.
Em Setembro, já pode inscrever os seus filhos até ao “BAC”, para aulas de português no ensino oficial, mas apenas nas academias de Paris, Créteil, Versalhes e na Guiana francesa. O próximo ano letivo vai ser um teste e tudo dependerá da procura de aulas de português: Sem estudantes, o português sairá do ensino secundário oficial.
França tinha excluído o português na atual reforma do BAC, onde apenas figuram, em termos nacionais, estas línguas estrangeiras: inglês, espanhol, alemão e italiano. Com o atual acordo, « o copo está meio cheio », diz o embaixador de Portugal, Jorge Torres Pereira.
Ouça, nesta sexta-feira, 05, a crónica de Daniel Ribeiro, diretor de antena da Rádio Alfa – alguns minutos antes das 7, 9, 11, 15, 17 e 19 horas.