Emigrantes poderão ir a Portugal no verão se restrições do espaço Schengen forem levantadas

Emigrantes poderão regressar a Portugal no verão se restrições do espaço Schengen estiverem levantadas – Ministro dos Negócios Estrangeiros.

 

 

Durante uma audição no Parlamento, na tarde desta terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admitiu que os emigrantes portugueses poderão vir passar as habituais férias de verão a Portugal, desde que as restrições de circulação no espaço Schengen estejam levantadas por essa altura.

“Trabalhamos afincadamente para que essas viagens se possam realizar, temos todos o gosto, além de que é um direito deles e será uma contribuição importante para reanimar o nosso território. Portanto, no que depender de nós, esse regresso está garantido, é preciso é trabalhar em conjunto com os países da UE para que restrições do espaço Schengen possam ser levantadas até ao verão, é nisso que trabalhamos”, disse Augusto Santos Silva aos deputados.

O MNE disse ainda que Portugal tem apoiado socialmente os emigrantes em dificuldade devido à crise e que vai apoiar igualmente « medias » das comunidades.

Abertura da fronteira luso-espanhola dependerá de sucesso português e espanhol

Pelo seu lado, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse também nesta terça-feira, em audição parlamentar, que ainda não há uma data para o levantamento das restrições nas fronteiras e que o critério terá como ponto de partida os países com maior número de portugueses.

Quanto à abertura da fronteira portuguesa com Espanha, essa dependerá dos números de infetados em território português e também espanhol. “Depende do sucesso português e espanhol”, disse o ministro.

Esta informação está a ser avançada por diversos orgãos de comunicação portugueses.

 

Article précédentCovid-19: Reino Unido supera Itália em número de mortes
Article suivantCovid-19: França ultrapassa 25.500 mortos. Mais 330 mortes em 24h