O Sporting de Braga aproveitou hoje da melhor forma o empate entre FC Porto e Sporting no clássico e subiu ao segundo lugar da I Liga de futebol, após vencer na Madeira o Nacional, por 2-1, na 21ª jornada.
Com a terceira vitória seguida no campeonato, os minhotos passaram a ter um ponto de vantagem sobre o FC Porto, que caiu para terceiro, e ficaram a nove do líder Sporting.
O Sporting de Braga chegou ao triunfo com golos do brasileiro Fransérgio, aos 25 minutos, e do espanhol Abel Ruiz, aos 29, ambos com a ‘ajuda’ do guarda-redes do Nacional, o italiano Riccardo Piscitelli. Os madeirenses ainda reduziram por Brayan Riascos, aos 69.
O Nacional sofreu a terceira derrota consecutiva e segue no 12.º lugar, com 21 pontos, dois acima da zona de despromoção.
Na luta pela manutenção, o Marítimo interrompeu uma série de seis derrotas consecutivas, ao empatar em casa do Portimonense (0-0), e igualou com 18 pontos o Boavista, que passou novamente a ter o estatuto de laterna-vermelha da competição.
Por seu lado, o Portimonense é 13.º posicionado, com 20 pontos.
O Tondela, que vinha de três derrotas nas últimas quatro jornadas, passou a respirar melhor depois de vencer em casa por 1-0 o Gil Vicente, que continua em situação difícil.
João Pedro, logo aos cinco minutos, de penálti, fez o único tento da partida, num lance em que o Gil Vicente passou a atuar com menos uma unidade, por expulsão de Rúben Fernandes, e colocou o Tondela no nono lugar, com 24 pontos.
Por seu lado, os gilistas estão no 15º lugar, com 19 pontos.
A 21ª jornada encerra na segunda-feira, com os jogos Benfica-Rio Ave e Moreirense-Belenenses SAD.
Resultados da 21ª jornada da I Liga de futebol:
– Sexta-feira, 26 fev:
Vitória de Guimarães – Boavista, 2-1 (1-1 ao intervalo)
– Sábado, 27 fev:
Famalicão – Farense, 0-0
Santa Clara – Paços de Ferreira, 3-0 (2-0)
FC Porto – Sporting, 0-0
– Domingo, 28 fev:
Portimonense – Marítimo, 0-0
Tondela – Gil Vicente, 1-0 (1-0)
Nacional – Sporting de Braga, 1-2 (0-2)
– Segunda-feira, 01 mar:
Benfica – Rio Ave, 20:00
Moreirense – Belenenses SAD, 21:15