Varandas, Proença e Gomes destacam papel pioneiro da Academia do Sporting

Os presidentes do Sporting, da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) destacaram hoje o papel pioneiro da Academia de Alcochete na modalidade em Portugal.

Frederico Varandas, Pedro Proença e Fernando Gomes abriram as comemorações do 20.º aniversário da Academia Cristiano Ronaldo e, entre elogios ao papel de Aurélio Pereira na deteção e formação de talentos, destacaram o papel inovador daquela estrutura no futebol português.

“Foi um projeto visionário que, anos mais tarde, para bem do futebol português, os nossos adversários copiaram. Nesta casa nasceu a base do mais importante título do nosso futebol. Dos 14 jogadores que jogaram essa final [do Euro 2016], 10 foram formados nesta casa”, lembrou o presidente do Sporting, Frederico Varandas, no discurso de abertura da cerimónia.

Logo de seguida, o presidente da LPFP frisou que da Academia do Sporting saíram “alguns dos melhores jogadores do mundo” e “o melhor jogador português de todos os tempos”, Cristiano Ronaldo, assumindo um papel de destaque numa liga “periférica”, como a portuguesa, mas que “alimenta o futebol do mundo”.

“Já passaram 20 anos [desde a inauguração], mas é ainda uma academia moderna, ao nível das melhores da Europa. É um espaço que marcou uma visão. Foi um passo enorme no futebol profissional em Portugal e várias foram as que se seguiram, depois de Alcochete”, afirmou Pedro Proença.

Por fim, e antes de ter início a primeira mesa redonda programada pelo Sporting para assinalar o aniversário do espaço e que contará com as participações de Aurélio Pereira, José Couceiro, José Manuel Torcato e Paulo Bento, o presidente da FPF destacou o papel da Academia nas principais conquistas das seleções nacionais jovens e seniores de Portugal.

“O primeiro e mais duradouro legado da Academia foi ter sido precursora de uma nova maneira de trabalhar o futebol em Portugal. Ao dar o exemplo, arrastou os restantes atores para o mesmo caminho e fez de Portugal um país formador”, concluiu Fernando Gomes.

A Academia do Sporting foi inaugurada em 21 de junho de 2002 e alberga as principais equipas de futebol profissional e de formação do Sporting, assim como a equipa de futebol feminino.

A estrutura de formação do clube de Alvalade já celebrou 23 títulos de campeão nacional dos escalões jovens desde a sua inauguração, nomeadamente sete de sub-19, sete de sub-17 e nove de sub-15.

Ao todo, 65 jogadores que passaram pelas instalações de Alcochete já se estrearam na equipa principal dos ‘leões’, segundo uma nota informativa divulgada pelo clube.

Com Agência Lusa.

Article précédentRemessas dos emigrantes sobem 5,1% em abril para 294,5 milhões de euros – BdP
Article suivantRicardo Sá Pinto é o novo treinador do Esteghlal do Irão