O veterinário Ollivet Courtois disse que durante a operação de resgate, o mamífero branco perigosamente magro começou a ter dificuldades respiratórias, pelo que os especialistas decidiram dar-lhe uma morte digna através da eutanásia.

A baleia beluga que estava perdida no rio Sena morreu esta quarta-feira, apesar de ter sido retirada da água esta madrugada com sucesso, de acordo com as autoridades locais.

« Apesar de uma operação de resgate sem precedentes para a beluga, lamentamos a morte do cetáceo », disse no twitter o prefeito do departamento de Calvado.

A baleia estaria a ser preparada para ser transferida para uma piscina de água salgada na Normandia.

O veterinário Ollivet Courtois disse que durante a operação de resgate, o mamífero branco perigosamente magro começou a ter dificuldades respiratórias, pelo que os especialistas decidiram dar-lhe uma morte digna através da eutanásia.

A baleia estava perdida entre duas comportas a cerca de 70 quilómetros de Paris desde sexta-feira, dia 5 de agosto.

Os especialistas tinham advertido, que o cetáceo não devia permanecer demasiado tempo na água quente e estagnada, já que estava habituado às águas frias do Ártico.

A baleia perdida foi vista pela primeira vez no rio francês na semana passada, entre Paris e a cidade normanda de Rouen, muitas dezenas de quilómetros para o interior a partir do mar.

Em maio, uma orca também ficou em apuros no Sena, com as operações de salvamento a falharem e o animal a morrer à fome.

De acordo com o observatório Pelagis, especialista em mamíferos marinhos, esta é a segunda beluga conhecida em França, depois de um pescador do estuário do Loire, o grande rio do centro do país, ter recolhido uma nas suas redes em 1948.

Article précédentIncêndios: Cerca de 1.000 bombeiros mobilizados no fogo na Covilhã à meia-noite (em Paris)
Article suivantTemporada cruzada Portugal-França 2022. Até outubro nos dois países. Conheça a programação