
Jorge Barreto Xavier é Conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris e Diretor do Instituto Camões. Com um percurso fortemente ligado à intervenção cultural e à ação pública — foi Secretário de Estado da Cultura entre 2012 e 2015, Diretor-Geral das Artes e vereador com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Oeiras — traz agora para Paris uma visão rica da diplomacia cultural.
Entrevista conduzida por Didier Caramalho no ALFA 10/13 do dia 14 de maio de 2025:
Jorge Barreto Xavier reflete aqui sobre o papel da cultura na afirmação da identidade nacional no estrangeiro, mas também sobre o ensino da língua portuguesa em França (apesar de não ser a sua pasta direta, mas sim a da coordenadora do ensino português Isabel Sebastião) e sobre os desafios da presença cultural portuguesa neste território.
O diplomata assumiu funções em dezembro de 2024 na Embaixada de Portugal em Paris, e faz um balanço sério da situação: da escassa visibilidade de alguns eventos à necessidade de maior articulação entre as instituições, Jorge Barreto Xavier procura, com muita franqueza, soluções. A conversa aborda obviamente a questão do financiamento da cultura, a sua relação com a economia, e também o Instituto Camões enquanto instrumento de soft power português.
Relembre-se, Jorge Barreto Xavier foi Secretário de Estado da Cultura no Governo de Pedro Passos Coelho, entre 2012 e 2015, num período em que não existia Ministério da Cultura. Antes disso, desempenhou funções como diretor-geral das Artes e como vereador da Cultura na Câmara Municipal de Oeiras. Promover uma maior projeção da cultura portuguesa em França e estreitar os laços com a comunidade são as principais metas de Jorge Barreto Xavier no desempenho das suas novas funções como conselheiro cultural na Embaixada de Portugal em Paris (cargo que acumula com a direção do Instituto Camões). Jorge Barreto Xavier sucede a Isabel Corte-Real, que deixou estas funções antes do verão de 2024.
A nomeação, formalizada por despacho do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, foi publicada no Diário da República a 13 de novembro. Barreto Xavier tomou posse a 5 de dezembro e o mandato terá a duração de três anos. Segundo esse mesmo despacho de nomeação, Jorge Barreto Xavier é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e possui um diploma de Estudos Avançados em Ciência Política pela Universidade Nova de Lisboa. Tem ainda uma vasta obra publicada (incluindo ensaios, contos, direcção editorial e artigos) e realizou exposições fotográficas tanto em Portugal como no estrangeiro. É Académico Honorário da Academia Portuguesa da História e foi distinguido como Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França.
O ALFA 10/13 saúda calorosamente o novo Conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris e deseja-lhe sucesso nesta sua missão. Muito bem-vindo!
Didier Caramalho