« A cultura é um dos elementos críticos da política e da diplomacia », disse Jorge Barreto Xavier, conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris

Jorge Barreto Xavier nos estúdios da Rádio Alfa
Jorge Barreto Xavier nos estúdios da Rádio Alfa

Jorge Barreto Xavier é Conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris e Diretor do Instituto Camões. Com um percurso fortemente ligado à intervenção cultural e à ação pública — foi Secretário de Estado da Cultura entre 2012 e 2015, Diretor-Geral das Artes e vereador com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Oeiras — traz agora para Paris uma visão rica da diplomacia cultural.

Entrevista conduzida por Didier Caramalho no ALFA 10/13 do dia 14 de maio de 2025:

 

Jorge Barreto Xavier reflete aqui sobre o papel da cultura na afirmação da identidade nacional no estrangeiro, mas também sobre o ensino da língua portuguesa em França (apesar de não ser a sua pasta direta, mas sim a da coordenadora do ensino português Isabel Sebastião) e sobre os desafios da presença cultural portuguesa neste território.

O diplomata assumiu funções em dezembro de 2024 na Embaixada de Portugal em Paris, e faz um balanço sério da situação: da escassa visibilidade de alguns eventos à necessidade de maior articulação entre as instituições, Jorge Barreto Xavier procura, com muita franqueza, soluções. A conversa aborda obviamente a questão do financiamento da cultura, a sua relação com a economia, e também o Instituto Camões enquanto instrumento de soft power português.

Relembre-se, Jorge Barreto Xavier foi Secretário de Estado da Cultura no Governo de Pedro Passos Coelho, entre 2012 e 2015, num período em que não existia Ministério da Cultura. Antes disso, desempenhou funções como diretor-geral das Artes e como vereador da Cultura na Câmara Municipal de Oeiras. Promover uma maior projeção da cultura portuguesa em França e estreitar os laços com a comunidade são as principais metas de Jorge Barreto Xavier no desempenho das suas novas funções como conselheiro cultural na Embaixada de Portugal em Paris (cargo que acumula com a direção do Instituto Camões). Jorge Barreto Xavier sucede a Isabel Corte-Real, que deixou estas funções antes do verão de 2024.

A nomeação, formalizada por despacho do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, foi publicada no Diário da República a 13 de novembro. Barreto Xavier tomou posse a 5 de dezembro e o mandato terá a duração de três anos. Segundo esse mesmo despacho de nomeação, Jorge Barreto Xavier é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e possui um diploma de Estudos Avançados em Ciência Política pela Universidade Nova de Lisboa. Tem ainda uma vasta obra publicada (incluindo ensaios, contos, direcção editorial e artigos) e realizou exposições fotográficas tanto em Portugal como no estrangeiro. É Académico Honorário da Academia Portuguesa da História e foi distinguido como Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França.

ALFA 10/13 saúda calorosamente o novo Conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris e deseja-lhe sucesso nesta sua missão. Muito bem-vindo!

Didier Caramalho

Article précédent« Direito a saber » (n°19) – Declaração de impostos em França e em Portugal (2025) – ALFA 10/13
Article suivantTiago Guedes apoia a lista do PS no Círculo da Europa encabeçada por Emília Ribeiro