A Fundação Calouste Gulbenkian celebra 60 anos em Paris com uma programação cultural inovadora

A Fundação Calouste Gulbenkian apresentou no Théâtre de la Ville o programma das celebrações dos 60 anos em Paris.
A Fundação Calouste Gulbenkian apresentou no Théâtre de la Ville o programma das celebrações dos 60 anos em Paris.

Desde a sua criação em 1965, a Delegação em Paris da Fundação Calouste Gulbenkian tem sido uma ponte essencial entre Portugal e França, apoiando iniciativas artísticas, debates de ideias e projetos educativos. Com uma missão clara de tornar a cultura acessível, a fundação tem também como objetivo valorizar as expressões artísticas portuguesas, aproximando ainda mais os dois países.

Para assinalar este marco importante, a Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em França preparou uma programação ambiciosa que reflete a diversidade e vitalidade das culturas lusófonas. O ponto de partida desta comemoração era para ser um grande evento inaugural na Gaîté Lyrique, um dos locais mais emblemáticos da cena cultural parisiense, em março. Mas afinal, terá lugar em novembro. Este evento promete uma imersão nas culturas musicais da diáspora portuguesa.

As celebrações do aniversário irão estender-se ao longo do ano com uma série de projetos únicos. Em junho, o festival « Les Jardins de l’Avenir » ocupará a cidade de Deauville, abordando a relação entre arte e ecologia num ambiente idílico. A Fundação também se associará a importantes parceiros, como o Festival d’Avignon e o Festival d’Automne, para criar experiências artísticas inovadoras.

Um dos projetos mais aguardados será um filme da cineasta Claire Denis, inspirado na obra do poeta Fernando Pessoa, Ode Maritime, que promete enriquecer ainda mais este ano de comemorações.

Esta programação diversificada reflete o compromisso contínuo da Fundação Calouste Gulbenkian em promover a cultura portuguesa e lusófona no coração da Europa, celebrando o que de melhor as nossas culturas têm a oferecer.

Rádio Alfa

Article précédentPortugal foi o sexto pior da União Europeia em mortos na estrada em 2023
Article suivantCristiano Ronaldo falha jogo no Irão para evitar… ser chicoteado