Os três polícias filmados a espancar um produtor de música negro em Paris estão sob investigação.
As imagens,publicadas pelo site de notícias Loopsider, estão a chocar França e geraram uma nova onda de críticas sobre a conduta das forças de segurança e a violência racial.
A vítima, identificada apenas pelo seu primeiro nome, Michel, estava a voltar para o seu estúdio de música, em Paris, no sábado à noite, quando a polícia descobriu que ele não estava a usar máscara. Três policiais, dois uniformizados e um à paisana, terão saído do carro e empurrado Michel pela porta da frente da sua propriedade.
DOCUMENT: la séquence intégrale des 13 minutes de l'agression policière contre un producteur de musique parisien. Attention: images difficiles de violences et d'insultes racistes. pic.twitter.com/37EbfgID2T
— Loopsider (@Loopsidernews) November 26, 2020
« Antes de ouvir qualquer palavra, senti uma mão a empurrar-me ou puxar-me, nem percebi bem. Não sabia o que estava a acontecer. Comecei a gritar por ajuda », disse Michel, o diretor da Black Gold Corp Studios, ao site de notícias Loopsider.
O filme mostra os polícias a socar e pontapear Michel, além de o agredirem na cabeça e no corpo com cassetetes. Além das agressões físicas, Michel, disse ter sido submetido a insultos racistas.
« Eu ouvi-os dizer « sujo negro ». Eu ouvi várias vezes, enquanto me batiam com os seus cassetetes uma e outra vez « , disse.
O incidente ocorreu após uma série de investigações sobre a violência policial contra cidadãos negros e árabes e depois de uma onda de indignação sobre a nova lei que restringe o direito de a imprensa publicar imagens dos rostos da polícia.
O próprio produtor musical foi inicialmente preso por violência e desobediência à polícia. Mas os promotores descartaram a investigação e, em vez disso, abriram uma investigação contra os próprios polícias por cometerem atos de violência enquanto exerciam uma posição de autoridade.
A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, disse que ficou « profundamente chocada por um ato intolerável ».
Na noite de segunda-feira, a polícia francesa também foi alvo de severas críticas depois de ter usado gás lacrimogéneo para remover migrantes de um campo montado no centro de Paris.
Com BFMTV e DN